Capa Memória Colunistas Cronicando Festa da democracia
Festa da democracia Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Sexta, 20 de Fevereiro de 2015 - 17:48

Outubro protagonizou a eleição mais emocionante da história brasileira desde o pleito da redemocratização, em 1989. No Estado ou no País, candidatos disputaram passo a passo, voto a voto, a fim de conquistar o mandato na esfera pública. Quem brindou a essa alucinante corrida foi o povo, que, pensando em um futuro melhor, conseguiu avaliar diferentes propostas de governo.

A nação foi às urnas. Trata-se da festa da democracia: ideologias se chocando, na maioria dos casos respeitosamente, e a noção de que o voto continua não apenas por quatro anos, mas por dez, por cinquenta! As decisões de hoje refletem no amanhã. Felizmente, os ingredientes de 2014 convergiram para uma saudável disputa, que confrontou visões distintas para o Brasil.

A propaganda foi extensa e extenuante. Muitos bairros de Porto Alegre, especialmente o Moinhos, acabaram vítimas do material gráfico jogado nas ruas. Toneladas de “santinhos” foram recolhidas nos dias seguintes. Tal sujeira – nossa sociedade pós-moderna mostra a cada dia – não combina mais com o mundo digital em que vivemos. Fica o alerta para 2016 e 2018: chega de imundice!

Novamente, o povo brasileiro teve o privilégio de decidir por meio do voto igualitário e obrigatório. Um pequeno veredito individual que contempla grandes repercussões. Houve tempo onde esse direito era vedado. Portanto, parabéns a todos que participaram deste outubro inesquecível. Mais uma vez ficou provado: a liberdade de escolhas é o nosso bem mais precioso. Viva o Brasil, viva o Rio Grande do Sul!

Visite também o blog do aluno: http://gabrielguidotti.wordpress.com/