Capa Memória Colunistas Cronicando Porto Alegre em buracos
Porto Alegre em buracos Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Segunda, 23 de Fevereiro de 2015 - 10:08

cen2De imediato, manifesto uma indispensável sugestão às autoescolas de Porto Alegre, afim de formar motoristas precavidos à dura realidade que encontrarão dali em diante: testes veiculares contra campos minados. Minados, no caso, de buracos, profusamente espalhados do Norte ao Sul da cidade. É cada “cratera” no meio do caminho que a simples troca de marcha põe em risco a integridade da condução em uso.

A capital comporta uma imensidão de automóveis, motos, coletivos, entre outros. Tamanha quantidade de veículos, naturalmente, desgasta o asfalto, exigindo dos órgãos públicos manutenção constante. Não é que o que se vê. Há deformações que permanecem semanas a fio, sem qualquer iniciativa de remodelação. Quem sofre com tal descaso? As pessoas, afinal, elas precisam conviver diariamente com as imperfeições das ruas.

Em inúmeras ocasiões, os remendos viários são piores que o buraco em si. E não duram. Esta irresponsabilidade cria um risco desnecessário a pedestres, na hora da travessia, e aos condutores, protagonistas dos solavancos. Há de se convir: imposições forçadas pela incompetência. Aliás, nesse departamento, a Prefeitura nos desafia diariamente com omissões vergonhosas e contrarrespostas incipientes.

A cidade, claramente, carece de um planejamento urbano eficaz. Para ilustrar essa realidade, há exemplo melhor que a chuva? Quando a previsão indica precipitação, é um “Deus nos acuda”. Espaçadas vias, como a Ipiranga e a Protásio Alves, viram uma piscina indesejada, em função do entupimento das valas. Os cidadãos, irrestritamente, se antecipam no sentimento de agonia. Não apenas por seus veículos, mas pelo medo da enxurrada. Fica aqui uma crítica construtiva. Uma sociedade civilizada passa também pelas condições de transporte. Em Porto Alegre, há muito por ser revisado.

Visite também o blog do aluno: http://gabrielguidotti.wordpress.com/