Capa Memória Colunistas Cronicando Centro Aberto de Mídia: a alternativa
Centro Aberto de Mídia: a alternativa Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 - 16:44

cam84Você é profissional de comunicação e não sabe como cobrir a Copa do Mundo de 2014? Seus problemas acabaram. A fim de difundir notícias do Mundial, foi inaugurado, nesta semana, o Centro Aberto de Mídia (CAM), resultado de uma parceria entre Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado e Governo Federal. O espaço, localizado no segundo andar da Usina do Gasômetro, visa democratizar a informação em favor de profissionais que não possuem credenciais da FIFA para a cobertura do evento.

Estive presente no CAM e me dei de cara com uma infraestrutura completa, que ocupa cerca de 500 metros quadrados para atuação da imprensa. O aparato conta com computadores, banda larga, internet sem fio, estúdios de rádio e TV e televisores para transmissão dos jogos. Além disso, os profissionais que para lá se dirigirem vão encontrar banco de imagens, banco de pautas, e todo apoio necessário para a produção de matérias. A iniciativa é um drible de craque que a capital dá nas implacáveis restrições da FIFA para a comunicação da Copa.

No local, ocorre uma integração entre inúmeras entidades públicas. Trata-se do grande quartel-general da comunicação gaúcha para a cobertura do maior evento esportivo da história do país. Espera-se a visita de jornalistas de diferentes partes do mundo, bem como turistas que precisem de algum direcionamento na cidade.

O objetivo é potencializar aspectos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul para que estrangeiros levem, daqui, uma boa lembrança. A linha de ação envolve, principalmente, as atrações mais importantes da capital, quais sejam, o Caminho do Gol, Acampamento Farroupilha e Fan Fest. O CAM fica aberto até 2 de julho, das 8 às 20h; até as 22h nos dias de jogos na Capital (15, 18, 22, 25 e 30 de junho).

Visite também o blog do aluno: http://gabrielguidotti.wordpress.com/