banner multi
Capa Memória Colunistas In My Opinion Como a aurora precursora
Como a aurora precursora Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha dos Santos   
Terça, 21 de Setembro de 2010 - 17:39

chimarraoQue me perdoem os de fora, mas nós gaúchos temos muito do que nos orgulhar, principalmente nessa semana. Comemoramos ontem a data do inicio da Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos contra o governo Imperial do Brasil.

Festejamos o dia em que homens e mulheres pegaram corajosamente em armas e enfrentaram o poder militar de todo o Império brasileiro. Mas, além disso, nós gaúchos somos abençoados e nesse dia nos alegramos por muito, mas muito mais.

Beleza que vai dos pampas à serra passando pela região metropolitana, Lagoa dos Patos, Lago Guaíba e litoral, assim é o nosso Estado, repleto de belas paisagens por todos os lados. A capital, nossa amada Porto Alegre, linda por seus prédios históricos, como o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, além, é claro, dos parques e praças como o Parcão, a Redenção e tantos outros, verdadeiros oásis em meio a agitação da grande cidade.

Somos um povo de fortes tradições, como a do chimarrão, que nas rodas de amigos ou até entre desconhecidos nos tornam um só. E as churrascadas daqui, reconhecidas no mundo inteiro pelo seu sabor único. Além disso, o clima do Estado agrada a todos. O frio rigoroso do inverno é ótimo para os passeios românticos na Serra e para quem prefere o calor: as praias. Temos um verão de sol forte, especial para aproveitar os finais de semana na região litorânea do Estado.

Nós gaúchos temos orgulho do nosso Rio Grande do Sul. Nos orgulhamos das belezas que aqui habitam, da cultura e legados das gerações passadas. Nos orgulhamos, enfim, de sermos gaúchos. E como diz aquele singelo trecho do nosso hino "sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra".

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA