banner multi
Capa Memória Colunistas Nos tempos do vinil
lettering
Nos tempos do Vinil
Acordeonistas surpreendem com repertório erudito no IPA Imprimir
Escrito por Luís Bustamante   
Segunda, 26 de Setembro de 2011 - 17:34

Quinteto_PerschO acordeom, que nos regionalismos gaita e sanfona anima e emociona gaúchos e nordestinos, surpreendeu e arrancou aplausos da compenetrada plateia que lotou o auditório da Biblioteca Central do IPA, na noite de quinta-feira, 22 de setembro. Nas mãos hábeis do Quinteto Persch, cinco desses instrumentos transformaram-se em orquestra e tocaram com maestria um raro repertório de música erudita.

 
Beatles em versão brasileira Imprimir
Escrito por Luís Bustamante   
Quinta, 28 de Abril de 2011 - 16:39

ReSBC_1967Rita Lee caiu nas graças dos beatlemaníacos brasileiros ao fazer versões de algumas canções do quarteto, por sinal, trabalho muito bem feito. If I fell virou Pra você eu digo sim, Can't buy me love / Tudo por amor, In my life / Minha vida e Here, There and everywhere / Aqui, ali, em qualquer lugar. Isso foi há dez anos e as versões da Rita continuam encantando a gurizada que, na época, ainda aprendia a andar.

Pensando bem, não são muito comuns versões brasileiras das músicas dos Beatles. Cantores brasileiros que gravam Beatles existem às pencas, covers tem aos montes, cada um imitando melhor que o outro, chegando às raias da perfeição – não basta tocar Beatles, tem que ser idêntico, neuroticamente idêntico.

 
Amor à italiana Imprimir
Escrito por Luis Bustamante   
Sexta, 10 de Dezembro de 2010 - 14:49

amor-italianaAs novelas da tevê têm alguns méritos, sim, e um deles é resgatar canções que fizeram sucesso e que serviram de fundo para momentos românticos de gerações. Na telinha, em cenas que vão do extremo suspense ao máximo de ternura, entre tiroteios e trapalhadas, desfilam velhas (algumas nem tanto) canções em português, inglês, francês, alemão, japonês, italiano – essas últimas, a bola da vez, em Passione, interpretadas pelo personagem Diogo (Daniel Boaventura), que tenta, num latin lover não muito convincente, conquistar a personagem Clara (Mariana Ximenes).

 
Os sons do verão Imprimir
Escrito por Luis Bustamante   
Sexta, 28 de Janeiro de 2011 - 16:47

sons-veraoAté onde puderam resistir, os elepês (LP, de Long Playng) e compactos (simples ou duplos) animaram muito verões. Ok, as outras estações também tinham as trilhas sonoras dos vinis, mas era no verão que se soltavam, ou melhor, eram carregados pra todo lugar onde estivessem pelo menos duas pessoas dispostas a balançar ao som dos hits do momento, lançados principalmente em telenovelas. Muitas vezes, os vinis voltavam às capas e prateleiras com areia da praia, arranhados, engordurados, porém com o dever cumprido de embalar os dias (e na sequências as noites) de reinado do sol.

 
O dia em que McCartney passou por aqui Imprimir
Escrito por Luis Bustamante   
Terça, 09 de Novembro de 2010 - 22:06

paul-bustaPaul McCartney esteve em Porto Alegre e eu não fui ao show do cara. Pode? Nem eu acredito que não fui ao espetáculo da lenda viva do rock, logo eu que, além de beatlemaníaco, sou paulmccartneymaníaco. Bem, são coisas da vida, por isso entrei no clima que pairava sobre a cidade e passei o domingo curtindo uma beatle session, claro que mais focado em Paul.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA