Capa Memória Colunistas Nos tempos do vinil Acordeonistas surpreendem com repertório erudito no IPA
lettering
Acordeonistas surpreendem com repertório erudito no IPA Imprimir
Escrito por Luís Bustamante
Segunda, 26 de Setembro de 2011 - 17:34

Quinteto_PerschO acordeom, que nos regionalismos gaita e sanfona anima e emociona gaúchos e nordestinos, surpreendeu e arrancou aplausos da compenetrada plateia que lotou o auditório da Biblioteca Central do IPA, na noite de quinta-feira, 22 de setembro. Nas mãos hábeis do Quinteto Persch, cinco desses instrumentos transformaram-se em orquestra e tocaram com maestria um raro repertório de música erudita.

O momento mágico foi proporcionado pelo Curso de Música, sob a batuta da professora Maria Cecília Torres, que percebeu na oferta de apresentação do grupo uma oportunidade ímpar de ampliar a cultura musical de estudantes, professores(as) e colaboradores(as) da instituição.

A proposta de um concerto com um só tipo de instrumento foi uma iniciativa ousada de jovens músicos que, há 12 anos, decidiram difundir o acordeom através da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e oportunizando a exploração do instrumento com repertório erudito. Ousadia que, felizmente, encontra eco no ambiente universitário, onde a experimentação costuma produzir resultados surpreendentes.

O quinteto, formado pelos músicos Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos (ex-aluno do IPA), Fernando Ávila e Luciano Rhoden, é o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e proposta artística utilizando o acordeom. Tem mais de 200 apresentações Brasil afora e já coleciona alguns prêmios, como o Açorianos e o Funarte de Música Clássica. Com um CD gravado, o Quinteto Persch segue pesquisando e adaptando partituras aos teclados que, de forma singular, homenageiam, Carlos Gomes, Piazzolla, Seiber e outros grandes clássicos.