banner multi
Capa Memória Colunistas Nos tempos do vinil Ponto comum entre as estrelas
lettering
Ponto comum entre as estrelas Imprimir
Escrito por Luis Bustamante   
Segunda, 07 de Junho de 2010 - 12:53

letteringArtistas que fazem sucesso são chamados de estrelas (star, popstar, superstar) porque, como tais, surgem, brilham, alguns permanecem lá em cima e outros simplesmente se apagam. Assim é no showbiz da música, onde aparecem bandas como Aerosmith, Guns'n Roses (ambas recentemente brilhando em Porto Alegre), Rolling Stones, Kiss e tantas outras que circulam por aí sem a menor intenção de trocarem as guitarras e as baquetas por bengalas.

Têm bandas que somem, das quais poucas deixam algum rastro do brilho de outrora, como Led Zeppelin, Genesis, Black Sabath, Pink Floyd, Van Halen, Dire Straits, Deep Purple. AC/DC, Queen, Scorpions. Mais perto da gente, as brasileiras como Secos & Molhados, Casa de Máquinas, Almôndegas... e por aí..., mas que de alguma forma, estão sendo relidas, remasterizadas, enfim revividas e relembradas.

O ponto comum dessa turma é que estrelaram anos-luz antes de toda essa tecnologia que temos à disposição – internet, mp4, ipod etc. São contemporâneos do vinil, uma lâmina circular de plástico, que precisava de uma agulha especial e um amplificador para tocar. O disco de vinil foi inventado no final dos anos 40 do século passado e só foi desbancado pelo CD (compact-disc) na década de 80, que, por sua vez, foi rebaixado pela mesma tecnologia que o criou.

É desse tempo a herança de tudo de bom (tá, de ruim também) que existe por aí. E é o que vamos resgatar, a partir de agora, neste recanto virtual. Ah, sim, não vão ser só bandas: têm os individuais, como João Só e Scott McKenzie, que resplandeceram com apenas uma música; as duplas Sá e Guarabira e Simon and Garfunkel; os trios Police (remember Sting) e Os 3 Moraes (quem vai lembrar?), os quartetos... hi! A lista não tem fim! Melhor mesmo é a gente se preparar para as próximas edições, quando iremos descobrir as influências do que rola hoje no cenário musical. Você pode participar, com sugestões e com indicações dentro do contexto. Também vai rolar bate papo, virtual ou na real, por meio de entrevista. Aliás, o primeiro entrevistado será quem responder qual música e qual banda tocam no player aqui embaixo do texto. A inscrição vai ser por ordem de chegada dos comentários no site – não vale alterar a data do computador, certo? Então, até a próxima edição.

music_note 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

help

 
Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA