banner multi
Capa Memória Colunistas Nos tempos do vinil A balada dos escorpiões
lettering
A balada dos escorpiões Imprimir
Escrito por Luís Bustamante   
Terça, 22 de Junho de 2010 - 16:22

letteringAs bandas de rock pesado sempre têm uma ou duas baladas lentinhas, daquelas de se dançar agarradinho ou simplesmente se ficar namorando na praça em noites enluaradas (ok, isso era possível nos tempos do vinil).

Foi assim com os Stones, quando deram uma acalmada com "Angie"; com Led Zeppelin, que nos brindaram com a indefectível "Stairway to Heaven"; com o Gun's em sua graciosa "Pacience" e, de forma arrebatadora, com Skorpions na dramática "Still Loving You" (confira no player abaixo). O ponto comum: as guitarras dedilhadas, geralmente em acordes melancólicos, meio tristes. No que esse grande hit dos Scorpions foi imbatível, lembrando, claro, a tecnologia disponível lá no início dos anos 80, quando a música foi lançada.

A banda surgiu em 1965, na Alemanha Ocidental. Os irmãos e guitarristas Michael e Rudolf Schenker convidaram os amigos Klaus Meine (como vocalista), Lothar Heimberg (no baixo) e Wolfgang Dziony (na bateria) para tocarem um som mais agressivo do que aquilo que a rapaziada chamava de rock'n'roll. A época era de efervescência da guerra fria e das revoluções que pipocavam pelo mundo, e os manos Schenker queriam dar seu recado de forma contundente e chocante como os escorpiões que infestavam o bairro de classe média baixa onde moravam em Hannover. Fazendo jus à analogia, o grupo inaugurou o que, mais tarde, passou a se chamar hard rock, que influenciou roqueiros e rebeldes em todo o mundo.

Ícones de uma tendência, os Skorpions foram conhecer o sucesso mesmo em 1984, quando conquistaram o mercado norte-americano com "Still Loving You" (algo como 'Ainda amando Você'). É uma balada açucarada, mas aflita como quem busca desesperadamente reconquistar alguém. Tem ainda um forte referencial da época: a frase "Pode derrubar os muros algum dia" (Can bring back your love someday), citada na canção revelava, de certa forma, o sonho que cidadãos das duas Alemanhas alimentavam em derrubarem o muro que os separava. Se a frase ajudou nisso não se sabe, o certo é que a música tornou os Skorpions uma das 10 melhores bandas do mundo e a primeira do ocidente a se apresentar na então União Soviética.

Os Skorpions estiveram no Brasil no Rock In Rio de 1985, onde fizeram uma festa com Iron Maiden, AC/DC, Queen e outros pesos-pesados que invadiram as praias cariocas. Vinte e cinco anos depois, nos primeiros meses de 2010, simplesmente anunciaram que não cantariam mais, pelo menos como Skorpions. Talvez esperem que os fãs os chamem de volta, gritando "ainda amamos vocês".

music_note

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

music_note

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA