Scott McKenzie, Larry Norman e João Só não foram exatamente contemporâneos, mas tiveram algo bastante em comum: os três alcançaram retumbante sucesso com apenas uma música cada um! McKenzie estourou com a música San Francisco em 1967, Norman com I Love You em 1969 e Só com Menina da Ladeira em 1971.
Seguiram carreira, sim, continuaram compondo e gravando – porém o que produziram ficou em rádios locais (a maior mídia das respectivas épocas), em sebos de discos e com amigos mais chegados, fãs incondicionais e colecionadores. Das três canções, a primeira é a mais conhecida, gravada em diversas releituras. A segunda não passou do ano e pouco de sucesso e a terceira ainda teve algumas poucas interpretações, uma delas pelo extinto Originais do Samba, do "trapalhão" Muçum.
San Francisco é produto do início da era hippie, período no final dos anos 60 em que grupos naturalistas decidiram mudar o mundo pregando a paz, cultivando o amor e distribuindo flores. A Meca da new generation (que não era só de jovens, tinha gente bem madura no meio), foi uma das maiores e mais bonitas cidades da Califórnia, San Francisco. Scott McKenzie, migrante da não menos bucólica Jacksonville Beach, Flórida, encantou-se com tudo – a arquitetura ainda old-west, as colinas e uma gente alegre, com flores na cabeça – e compôs a canção homônima à cidade, que, se não se manteve como a capital da nova era, ganhou em importância turística.
I Love You, ao que parece, não ficou pra semente, embora tenha ficado entre as 20 mais tocadas da Billboard (hit parade americano) durante o ano de 1969 e meados de 1970. O texano Larry Norman gravou essa música acompanhado pela banda People. Em pleno sucesso, Larry desprezou o estrelato e enveredou pelo "rock cristão", onde se refugiou até morrer, em 2008. Da banda, ninguém mais ficou sabendo. Já Menina da Ladeira teve mais sorte, ficando como um clássico da MPB. O piauiense João Só a compôs em minutos, num restaurante, e com ela ficou conhecido até na Argentina. Mas foi só, como que predestinado pelo próprio nome. João, que morreu em 1992, deixou para o acervo da família outras belíssimas e desconhecidas canções.
Em tempos de redes sociais, fazer o maior sucesso com uma só música ou com várias dá quase no mesmo – de um jeito ou outro, têm-se milhões de audiências em segundos, minutos, no máximo em horas. Basta cair no agrado da cyberpopulação. Mas nos tempos do vinil, quando se levava até anos para chegar a um estúdio e dali a uma loja de discos, ou se ficava na história ou à margem dela. Ouça esses tempos nos players a seguir.
San Francisco (Scott & Mckenzie) Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Menina da Ladeira (João Só) Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
I Love You (People) Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser. |