banner multi
Capa Memória Colunistas Nos tempos do vinil Viajando pelo horizonte
lettering
Viajando pelo horizonte Imprimir
Escrito por Luis Bustamante   
Quinta, 23 de Setembro de 2010 - 11:50

azimuth-sampaNão só o tema e a letra eram bem simples – seis linhas expressando o desejo de alguém voar livre por aí – como a melodia de Linha do Horizonte era de uma singeleza primitiva. Mas agradava aos ouvidos da época, pelo menos à galera que, em grupo, em pares românticos ou individualmente deslumbrada, buscava como alternativa à baderna urbana viajar pelos ares mantendo os pés no chãos. Chapados ou de cara.

Linha do Horizonte foi o único sucesso de uma banda chamada Azymuth, que gravou o hit para a novela Cuca Legal, da Globo, pela recém criada gravadora Som Livre, em 1975.

A banda – na verdade, um trio – juntava influências do clássico, da bossa nova e do pop e buscava representar com harmonia de instrumentos e vozes o que seria o estilo new age da época, ainda rescendendo a hippies e experimentalistas como Cat Stevens, Led Zeppelin e Jimmy Hendrix.

A diferença é que cantavam quase em sussurros evitavam as estridências das guitarras, já bem comuns por aqueles tempos. A semelhança ficava nas letras, quase sempre com temáticas etéreo-espiritualistas e com rimas repetitivas. Saca:

É, eu vou pro ar, no azul mais lindo eu vou morar

Eu quero um lugar que não tenha dono, qualquer lugar

Eu quero encontrar a rosa dos ventos e me guiar

Eu quero virar pássaro de prata e só voar

É, aqui onde estou, essa é minha estrada por onde vou

E, quando eu cansar, na linha do horizonte eu vou pousar

Os chapados viam na letra algum ou vários sentidos, que não sabiam explicar, mas que curtiam adoidados. Os de cara não percebiam muita profundidade, mas preferiam não discutir e simplesmente se deleitavam no morno balanço da melodia.

Quem deve ter percebido o espírito de Linha do Horizonte foi o grupo paulistano de rap romântico Sampa Crew, que, em 1997, fez um remix colocando a poesia cantada sobre a canção do Aziymuth. A releitura foi bem recebida pela turma que encerrava a era do vinil e inaugurava o reinado (efêmero, tá certo!) do compacto disc, nosso revolucionário CD. Vale a audição. Aos players, imaginando aquela bolacha preta girando, girando, girando...

azimuth

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 sampa-crew

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Não use drogas. Diga não a qualquer forma de violência. Se beber, não dirija.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA