Amor à italiana Imprimir
Escrito por Luis Bustamante   
Sexta, 10 de Dezembro de 2010 - 14:49

amor-italianaAs novelas da tevê têm alguns méritos, sim, e um deles é resgatar canções que fizeram sucesso e que serviram de fundo para momentos românticos de gerações. Na telinha, em cenas que vão do extremo suspense ao máximo de ternura, entre tiroteios e trapalhadas, desfilam velhas (algumas nem tanto) canções em português, inglês, francês, alemão, japonês, italiano – essas últimas, a bola da vez, em Passione, interpretadas pelo personagem Diogo (Daniel Boaventura), que tenta, num latin lover não muito convincente, conquistar a personagem Clara (Mariana Ximenes).

O motivo que levou o diretor musical, Mário Rocha, e o autor, Silvio de Abreu, a tirarem do baú as músicas italianas tocadas na cantina, só eles sabem, já que a novela acontece no presente e a produção musical italiana anda bem atualizada. Mas vale, porque o repertório foi escolhido a dedo (ou ouvido) para agradar às faixas bem diversificadas do público – tanto que entre os intépretes aparecem os contemporâneos Amedeo Minghi e Ana Carolina, e o próprio Daniel Boaventura animou-se a gravar um CD só com músicas italianas.

Certo, por mais espaço que tenham a novela da Globo e o CD do Daniel, nenhum poderia absorver a vastíssima produção musical italiana, mas bem que caberiam ali duas pérolas dos tempos do vinil: Quando dico che ti amo, de 1967, com Tony Renis, e Champagne, de 1973, com Peppino di Capri. A primeira entra aqui mais por curiosidade, porque é marco de uma época de mudanças profundas na música em todo o mundo, na temática, no estilo, no instrumental. A segunda, porque é uma das melodias românticas mais ouvidas e interpretadas de todos os tempos, talvez só perdendo para o Parabéns a você (autor deconhecido), Noite Feliz (idem) e Yesterday (Lennon e McCartney). Ouvi-las, hoje, pode não ter o mesmo impacto e até pareçam um tanto ingênuas, mas que fizeram história, isso é inegável.

Escute e descubra.

Quando dico che ti amo

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Champagne

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Não use drogas. Diga não a qualquer forma de violência. Se beber, não dirija

.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA