Capa Memória Colunistas A voz do torcedor A Universidad de Chile foi a última equipe a vencer a competição

pedro-solta-o-grito

A voz do

torcedor

Leia mais no blog

A Universidad de Chile foi a última equipe a vencer a competição Imprimir
Escrito por Leonardo Alves G. de Souza
Quinta, 16 de Agosto de 2012 - 15:07

2011-UniversidadDesde a criação da Copa Sulamericana, as vagas para a competição eram oriundas diretamente do Campeonato Brasileiro da série A, após as posições que indicam os clubes para a Copa Libertadores. Como forma de possibilitar a participação dos clubes que classificam-se para a Libertadores, a Competição sofreu mudanças nas suas regras; no modo de classificação, e na extensão do período de disputa.

Com a ampliação do número de clubes que disputam a Copa do Brasil, e com o período de disputa mais extenso, tornou-se impossível indicar os clubes diretamente a partir do campeonato nacional, já que alguns deles poderão estar participando da quarta fase da Copa do Brasil.

O novo critério para a Copa Sulamericana de 2012, baseia-se na classificação dos oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da Série A do mesmo ano, excluídos os clubes classificados para a quarta fase da Copa do Brasil de 2013 (nessa quarta fase estarão presentes os clubes oriundos da Copa Libertadores).

Na hipótese de não ser completado o número de 8 vagas para a Copa Sulamericana a partir do universo dos 16 clubes primeiros colocados da série A/2012, serão então chamados sucessivamente os quatro clubes primeiros classificados do campeonato brasileiro da série B de 2012; depois os quatro últimos classificados da série A/2012.

Para o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, é provável que " essa seja a solução possível para abrigarmos a Copa do Brasil sem a exclusão dos clubes da Copa Libertadores e compatibilizarmos a Copa Sulamericana com a sequência da Copa do Brasil, após a sua terceira fase".

Este texto também está publicado em: http://voztorcedor.blogspot.com.br/2012/08/novo-criterio-de-vagas-para-copa.html