banner multi
Capa Memória Cultura Músicas que vão além do ouvir
Músicas que vão além do ouvir Imprimir
Escrito por Gabriel Ferreira   
Quinta, 12 de Maio de 2011 - 12:41

macaco-quartoVocê já ouviu uma música que misture simplesmente uma guitarra, um baixo e uma bateria? Provavelmente, sim. Mas dificilmente reparou os elementos que compõem toda a estrutura harmônica e a mensagem que esses instrumentos querem transmitir ao ouvinte. Se reparou tudo isso, parabéns. Se não, comece a reparar.

Bandas instrumentais deixaram de ser novidade no mundo da música, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Porém no Brasil demoraram mais para aparecer, certamente pelas dificuldades impostas, como o 'pré-conceito' que teriam de enfrentar para lançar um disco.

Tais grupos musicais começaram a se difundir com maior facilidade, graças aos meios de interatividade virtuais, como blogs e sites especializados (ex. MySpace), com o objetivo de expandir para o mundo as produções das bandas iniciantes, também chamadas "underground".

Exemplos de bandas bem sucedidas não faltam. Dois deles já começam a ganhar repercussão na internet e no ouvido de muita gente interessada em boa música: Macaco Bong de Cuiabá (MS) e o Quarto Sensorial de Porto Alegre (RS).

A Macaco Bong começou em 2004 como um quarteto e, no ano seguinte, tornou-se um trio. Lançou um álbum virtual pela Trama, sem a produção de uma mídia física (CD), e com um som composto por diversos elementos, apresenta uma proposta com características do rock. O grupo começou a chamar a atenção dos críticos de todo país, com avaliações extremamente positivas da famosa revista "Rolling Stone" e o Caderno 2 do jornal "O Estado de S. Paulo". A capacidade incrível dos integrantes em suprir o vocal fica evidente em todas as faixas do disco, com músicas elaboradas, muito bem tocadas e muito bem produzidas, com originalidade e sem perder o toque de acessibilidade ao ouvido da grande maioria das pessoas. Destaque para a música "Shift", que alavanca o disco do trio e tem um clipe gravado, que pode ser visto através do Youtube.

O Quarto Sensorial é um trio criado em 2007 em Porto Alegre. Assim como a Macaco Bong, eles também lançaram um disco virtual, mais precisamente um EP de cinco músicas. Receberam diversas críticas positivas de pessoas influentes da música brasileira como Bruno Migliari (baixista atual do cantor Frejat) e André Gomes (baixista do grupo clássico instrumental Cheiro de Vida). Com um som mais diferenciado do que o trio de Cuiabá, a banda gaúcha apresenta músicas mais longas e mais técnicas, mas com muito bom senso e na dose certa. Pode-se dizer que é uma compactação de muitos estilos, entre eles jazz/fusion chegando ao post-rock e ao rock progressivo em alguns momentos. Deles há destaque da música "[Crisálida]", com seus 10 minutos de "relaxamento mental", com muitos elementos em conjunto que, unidos, transformam-na em uma música calma, mas sensacional.

Porém, ainda não nos acostumamos com a retirada do vocal em uma banda. Esse pode ser considerado um dos maiores empecilhos no sucesso desse estilo de grupo, que tem a função de, com os instrumentos, sanar aquela "falta" de voz tão sentida na primeira vez em que são escutados pelas pessoas. Mas basta um pouco de atenção e neutralidade na avaliação para notar que um vocal não faz falta em nenhum momento e, com certeza, até estragaria tamanha elaboração musical desenvolvida por esses quatro músicos competentíssimos. Então, é como eu digo: abra sua mente e explore novos caminhos!

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA