Capa Memória Cultura AGORA/ÁGORA – a discussão do tempo e do espaço numa sociedade impactada pela Internet
AGORA/ÁGORA – a discussão do tempo e do espaço numa sociedade impactada pela Internet Imprimir
Escrito por Diogo Baigorra
Sexta, 03 de Junho de 2011 - 17:22

DSC01900Instantaneidade, simultaneidade, interação, sobreposição de ideias e estimulação visual são os termos que dominam o cenário da nossa atual sociedade. Mais do que uma tendência mundial, eles representam a importância da conexão e da interação através da Internet e das Redes Sociais.

Tendo em vista esse contexto histórico, a Nômade, em conjunto com 14 artistas nacionais e internacionais e com o Santander Cultural, lançou, no dia 26 de maio, a exposição AGORA/ÁGORA – Criação e transgressão em rede.

Segundo o coordenador e gestor do projeto, Aron Krause Litvin, "O objetivo é celebrar e questionar o nosso tempo atual, a urgência do nosso mundo moderno. É um projeto que se propõe a trazer essa reflexão e, simultaneamente, celebrar o tempo que vivemos hoje, e que está conectado aos conceitos de hiperestimulação, sobreposição e relativização do tempo".

O nome da exposição, AGORA/ÁGORA, é uma metáfora, onde o AGORA representa o tempo, o hoje, enquanto que a palavra ÁGORA, que para os gregos simbolizava o local público onde os cidadãos discutiam os problemas da sociedade, representa o espaço.

O projeto apresenta duas grandes atividades ligadas ao conceito da interação e da fragmentação das ideias pelo tempo e pelo espaço. A primeira delas é a mostra no Santander Cultural, onde 14 artistas expõem seus trabalhos. A exposição ocorre de terça à sexta, das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h, até o dia 07 de agosto. A entrada é franca e é aberta para todos os públicos.

A segunda parte do projeto é a plataforma web que, de acordo com Litvin, representa a ÁGORA dos tempos atuais. No site (www.agora.art.br) "o público tem a oportunidade de ampliar a experiência com o conceito do projeto, interagindo e vivenciando a ideia de simultaneidade e transgressão", afirmou Aron.

De acordo com o coordenador do projeto, a ideia de criar um site, representando a ÁGORA de hoje, surgiu de uma forma natural. "Não tinha como descolar isso, uma vez que o projeto fala o tempo todo disso: de rede, de multidão, de interação".

A expectativa maior em relação ao projeto, segundo Litvin, é proporcionar uma reflexão crítica quanto ao uso que se faz da Internet e das Redes Sociais. "Quando vemos os casos ocorridos no Oriente Médio, começamos a entender que algumas pessoas usam essas ferramentas de outra maneira, e se articulam através da rede para a geração de algo que realmente tem algum tipo de profundidade, com as novas dinâmicas e maneiras de produção". Para Litvin esse é um ponto forte de relação com o projeto, e significa entender uma nova maneira de produzir, quando a Internet e a web têm um papel fundamental nesse processo.

A ideia dos responsáveis pelo projeto é levar essa mostra para outros estados do Brasil e, se possível, também para fora do país. "O nosso projeto começou há pouco tempo, e ele ainda vai ficar ativo até o início de agosto. E nesse meio tempo, nós vamos trabalhar para conseguir outros espaços, em outros lugares, para apresentar o projeto", concluiu Aron.

Alunos do IPA são convocados a interagir!

No site www.agora.art.br há uma área denominada 'Fluxo de Ideias'. Trata-se de um espaço que propõe uma dinâmica de interação e convida as pessoas a inscreverem ideias que tenham potencial de transformação social.

O processo está aberto a todos, e a inscrição é dinâmica, rápida e simples. Quando o usuário entrar no fluxo para participar e lançar a sua ideia na rede, automaticamente entra em um processo de votação aberta. No final haverá um ranking das dez ideias mais votadas, e a recompensa será uma consultoria focada no empreendedorismo social, com o intuito de lapidar a ideia e fazer com que o seu autor possa transformá-la em algo social.

Está aberto o convite para a comunidade ipanense sugerir ideias, que podem ser simples, mas que se proponham a solucionar problemas do cotidiano.