Capa Memória Cultura Jornalista Rodrigo Lopes lança livro em POA
Jornalista Rodrigo Lopes lança livro em POA Imprimir
Escrito por Daniel Miranda
Segunda, 22 de Agosto de 2011 - 14:17

livro-rodrigo-lopesNa noite da última quinta-feira, 18/08, o repórter multimídia do Grupo RBS, Rodrigo Lopes lançou seu primeiro livro Guerras e Tormentas - Diário de Um Correspondente Internacional (Editora Besouro Box), na Livraria Cultura, em Porto Alegre.

A obra tem a apresentação de Marcelo Rech, ex-diretor da Redação Zero Hora e, atualmente, diretor geral de conteúdo do Grupo RBS, além dos 15 capítulos, onde o jornalista relembra os principais acontecimentos pelo mundo nessa primeira década do século XXI.

No início do livro, página 11, o leitor já se surpreenderá com o depoimento de Rech, quando descreve: "Confesso que já virou quase um ritual. Estoura uma crise no Oriente Médio, o solo se derrete no Haiti, um furacão ameaça devastar New Orleans, e a minha primeira reação é pensar: "Onde está o Rodrigo Lopes?".

A seguir, nos 15 capítulos, Rodrigo Lopes revela, de forma minuciosa, os bastidores o os momentos que marcaram a história nas coberturas que fez como enviado especial da RBS. Entre as coberturas estão o furacão Katrina, que inundou em 2005, a cidade de New Orleans, nos Estados Unidos; duas guerras, no Líbano, em 2006, e na Líbia, em 2011; e o terremoto no Haiti, que matou 200 mil pessoas no país mais pobre das Américas, em 2010.

Mas enganam-se aqueles que pensam que a obra aborda apenas tragédias. Há momentos de esperança e superação, como no resgate dos 33 mineiros, no meio do deserto do Atacama, no Chile, em 2010; a eleição e posse de Barack Obama, nos Estados Unidos; a comoção e a união de católicos com a morte de João Paulo II e a escolha do alemão Joseph Ratzinger para ser o novo papa, e tornar-se Bento XVI.

Na certa, os jovens estudantes que pretendem ingressar no curso ou que já estejam cursando Jornalismo, também àquelas pessoas que gostam muito de História, com certeza, essa é uma obra que nem mesmo os colegas de profissão do repórter deixarão de ler, pois os leitores de Guerras e Tormentas se emocionarão nas 320 páginas assim como o autor ao descrevê-las.

Vale ressaltar que o jornalista Rodrigo Lopes, 32 anos, é formado pela UFRGS, tem especialização em Jornalismo Ambiental, pelo International Institute for Journalism, de Berlim, e em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, e trabalha há 15 anos na RBS.