banner multi
Capa Memória Cultura Cultura em Cena
Cultura em Cena Imprimir
Escrito por Matheus Pannebecker   
Terça, 06 de Setembro de 2011 - 15:42

cultura-cenaO Porto Alegre em Cena é um festival internacional de artes cênicas que existe na capital há 18 anos. Nesse tempo, conquistou um público sólido e apresentou programações raras para Porto Alegre. Na edição de 2011, nomes como Marco Nanini, Maria Bethânia e Philip Glass estão entre as principais atrações.

De acordo com Bebê Baumgarten, assessora de imprensa do Festival, a seleção dos nomes que fazem parte da programação é feita pela curadoria do coordenador, Luciano Alabarse: "Ele assiste aos espetáculo ao vivo - sempre que pode - ou por meio de DVDs enviados pelos grupos nacionais, internacionais e locais".

Três dos maiores nomes do teatro mundial estarão reunidos nesta edição do Porto Alegre em Cena: Ariane Mnouchkine, Bob Wilson e Peter Brook. Há também muitos espetáculos da Argentina e do Uruguai na Mostra Mercosul, além da programação da descentralização, com espetáculos na Redenção, na Ilha das Pedras Brancas e no Hipódromo do Cristal.

Paralelo aos espetáculos, o Porto Alegre em Cena também oferecerá oficinas. Para Baumgarten, elas são trocas entre os atores e diretores convidados com a classe artística porto-alegrense. "A parte formativa do festival, que compreende oficinas, seminários e painéis, é superimportante, pois qualifica atores locais e o próprio público, que passa a entender melhor o universo das artes como um todo", comenta.

Ressaltando a sempre positiva recepção do público porto-alegrense, a assessora de imprensa afirma que, toda vez que o Porto Alegre em Cena começa na capital, o cenário cultural é transformado: "É um período mágico na cidade, onde podemos ver os teatros sempre lotados durante três semanas!". Para este ano, ela já antecipa quais os espetáculos mais aguardados: Bob Wilson, com "A última gravação de Krapp"; Peter Brook, com "A flauta mágica"; "Pterodátilos", estrelado por Marco Nanini; Maria Bethânia em "Bethânia e as palavras".

Quanto aos desafios, o Porto Alegre em Cena precisa enfrentar os obstáculos da parte técnica. Segundo Baumgarten, o nível das produções exige bastante da equipe. "São muitos meses trabalhando na logística para toda a engrenagem funcionar, desde passagens, hotéis, transporte e alimentação", aponta. Ela também indica que, no período do Festival, são quatro mil alimentações, 800 convidados, 400 passagens aéreas, além de muitas vans, objetos de cenários e adereços.

Com cinco espetáculos já esgotados no primeiro dia de venda dos ingressos, o Porto Alegre em Cena, de acordo com Baumgarten, é "uma verdadeira gincana". No entanto, a assessora de imprensa do Festival se mostra realizada com o que é alcançado: "A recepção do público é sempre maravilhosa". Quanto a projetos futuros, Baumgarten prefere não palpitar. "Vamos pensar primeiro nesta edição, que ainda nem começou", finaliza. O Porto Alegre em Cena acontece de 6 a 27 de setembro em Porto Alegre. A programação tem preços variados: desde entrada franca até 50 reais, com venda na Usina do Gasômetro.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA