Capa Memória Cultura Os números do Rock in Rio
Os números do Rock in Rio Imprimir
Escrito por Nícolas Andrade
Quarta, 05 de Outubro de 2011 - 13:43

rock-in-rio-2011O Rock In Rio parou a cidade do Rio de Janeiro nos dois últimos finais de semana do mês de setembro. Mais de 40 atrações agitaram o palco Mundo, fora as centenas apresentações nos espaços paralelos da Cidade do Rock, que foi montada na capital carioca. O público chegou á aproximadamente 700 mil pessoas ao longo das 7 noites do evento.

Em meio a polêmicas com atrações, nostalgia com a volta do evento ao país e a boa repercussão gerada pelo festival, alguns números desse megaevento impressionam.

Para o evento foi montada uma estrutura equivalente há 22 campos de futebol, com um investimento estimado em 100 milhões de reais, segundo a organização. Os 700 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, desses, 300 mil, aproximadamente, eram turistas, sendo assim, uma injeção de lucros na cidade carioca. Durante o evento 200 mil pessoas acompanharam os shows em uma transmissão inédita pelo canal de vídeos Youtube.

Segundo o Ibope 89% dos presentes disseram que voltariam em outras edições. Pelo mundo o Rock in Rio foi o assunto mais comentado pelo Twitter em 10 países. Ao todo foram recolhidas mais de 300 toneladas de lixo na cidade do rock. Após o último dia de shows foi anunciado o próximo Rock in Rio no Brasil para 2013 e incríveis 15 mil cartões que darão prioridade ao ingresso para o evento já foram vendidos, segundo a organização.

Outro número que chama atenção é o de vidas que mudaram pós-evento. É o caso da estudante Vitória Araujo, de 14 anos. "Foi tudo muito legal, é demais estar aqui", disse a estudante que compareceu a duas noites do Rock in Rio. Questionada sobre um possível retorno ás próximas edições, ela não teve dúvidas. "Quero voltar em todos". Já a enfermeira Gisele Medeiros, 34 anos, destacou a importância histórica do evento: "É um daqueles dias que vou contar aos meus netos. Vi as melhores bandas do mundo no meu país, isso não tem dinheiro que pague" completou Gisele.