Capa Memória Cultura "Jardim Surreal", uma nova visão da macrofotografia
"Jardim Surreal", uma nova visão da macrofotografia Imprimir
Escrito por Diogo Baigorra
Quarta, 05 de Outubro de 2011 - 13:59

jardim_surrealCom o objetivo de mostrar um mundo invisível aos nossos olhos, mas que existe, o fotógrafo João Miguel Lanita estruturou sua mostra fotográfica baseado nas técnicas da macrofotografia. Professor da Câmera Viajante – Escola de Fotografia e Cinema, Lanita buscou criar um projeto diferente e criativo, que despertasse os mais variados sentimentos em seu público.

Inaugurada no dia 30 de setembro, a exposição é composta por 30 fotografias ampliadas que retratam um mundo desconhecido. "Através desse trabalho, eu busco expor aqueles pequenos detalhes para as pessoas se conscientizarem de que o mundo é muito maior do que aquilo que nós enxergamos ao nosso redor", afirmou o professor.

Com uma proposta inovadora, a mostra mistura características da escola surrealista com a macrofotografia. "Eu quis quebrar aquela visão um tanto quanto 'certinha' da fotografia e apresentar um processo mais desconstrutivo da imagem", contou Lanita.

Segundo o professor, isso só foi possível devido ao advento da fotografia digital. "Eu estou fascinado com a possibilidade de poder manipular a foto digital conforme as minhas sensações e os meus sentimentos", comentou.

Em contato com o fundamento artístico desde pequeno, Lanita conta que sua mãe tinha grande talento para as artes. "A minha mãe estudava muito, lia muito sobre o assunto, então eu sempre tive acesso a isso". Para ele, esse contato desde a infância foi um motivador pelo seu interesse na área da fotografia.

Além disso, esse projeto tem outras influências que remontam à sua infância, pois, quando criança, Lanita viveu em dois países inspiradores: Portugal, onde vivenciou o fascismo; e Angola, onde presenciou a guerra civil.

De acordo com a diretora de marketing e projetos culturais da escola, Karla Nyland, essa vivência do fotógrafo ainda durante a infância foi "transformada em criação e expressão artística através da fotografia".

Para quem quiser conferir de perto o trabalho do fotógrafo, a mostra ocorre na Galeria Câmera Viajante, Rua 24 de Outubro, 507, conjunto 101, no Bairro Moinhos de Vento. A exposição vai até o dia 29 de outubro, e pode ser visitada de segunda a sexta, das 14h00min às 20h00min e sábados das 11h00min às 17h00min. A entrada é franca e a visitação é aberta a todos públicos. Os visitantes também terão a oportunidade de comprar as obras expostas, que já podem ser conferidas no site http://www.jmlanita.fot.br/jardim_surreal/index.html