banner multi
Capa Memória Cultura Quando o fã troca de endereço por causa do ídolo
Quando o fã troca de endereço por causa do ídolo Imprimir
Escrito por Nícolas Andrade   
Segunda, 10 de Outubro de 2011 - 15:05

rdb-fasMais de 50 barracas ocuparam as mediações do estádio Beira Rio antes do show do cantor canadense Justin Bieber que ocorre no dia 10 de outubro. Tal fenômeno se repetiu em São Paulo e no Rio de Janeiro nas apresentações anteriores do cantor. Mas esse tipo de acampamento não é exclusividade da nova geração, outros shows já contaram com essa mobilização.

Se o estádio Beira Rio já está acostumado a receber um grande público, por conta dos jogos do Internacional, uma movimentação diferente chamou a atenção dos que passaram pelo local nos primeiros dias do mês de outubro. Trata-se da fila para o show do cantor Justin Bieber que começou a ser formada 10 dias antes da apresentação.

Um público formado em sua maioria por meninas adolescentes que, acompanhadas de seus pais, mudaram seu endereço temporariamente em busca de um lugar mais próximo ao palco. É o caso da pequena Isadora, de 7 anos, que desde o dia 1° de outubro acampa na fila só para ficar mais próxima do ídolo: "Eu amo muito ele, quero ver ele bem de perto", disse a menina. Questionada se valeria a pena esperar tanto tempo para ver apenas algumas horas de apresentação do cantor, a menina não se mostrou incomodada. "Tudo isso vai valer a pena quando eu ver ele no palco, nem que seja por pouco tempo".

As filas para assistir a apresentação do cantor canadense de perto acontecem quase um ano depois do último evento que gerou comoção parecida na capital. Com um público completamente diferente em idade e estilo musical, em novembro de 2010, o ex-Beatle Paul McCartney fez show no mesmo estádio. Na ocasião, o acampamento também se formou nos arredores do estádio. O famoso movimento de fãs apareceu em janeiro do mesmo ano para o show da banda Metallica no Parque Condor.

A grande diferença dentre as apresentações se mostra no tempo de espera dos fãs. Para os shows dos roqueiros consagrados, os acampamentos duraram cerca de 4 dias. Em contra partida, se o aglomerado de público se formou 10 dias antes da apresentação de Justin Bieber, no Rio de Janeiro, incríveis 40 dias de acampamento foram registrados no ano de 2008 para acompanhar o show do grupo mexicano RBD.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA