banner multi
Capa Memória Cultura Festival Assim Vivemos
Festival Assim Vivemos Imprimir
Escrito por Bruno Moura   
Terça, 09 de Outubro de 2012 - 16:02

fest-cinema-01A questão das dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência veio à tona, com uma série de documentários exibidos no 5º Festival Assim Vivemos, em sua 2ª edição em Porto Alegre, que ocorreu de 25 a 30 de setembro, no CineBancários.

Com aparelhagens específicas para cada tipo de deficiência, os portadores de necessidades especiais participaram das sessões de cinema e de dois debates com as temáticas: Síndrome de Down: trabalho e vida adulta e Educação Inclusiva, que promovem o encontro e o diálogo entre pessoas com deficiências, profissionais da área e cineastas.

Entre os destaques nacionais está Além da Luz", um filme brasileiro dirigido por Ivy Goulart, que mostra sete cegos contando suas histórias, expectativas, dificuldades, alegrias, sonhos e anseios. Ivy foi até a França para contar a história de Louis Braille, o criador do sistema de escrita tátil, que permitiu o acesso dos deficientes visuais ao conhecimento, integrou a programação do evento.

Aloha, de Paula Maia dos Santos, curta realizado em 2010, sobre o surf como um esporte de inclusão, e Dois Mundos, de Thereza Jessouroun, sobre surdos com implantes cocleares, foram outras atrações nacionais do Festival.

O premiado documentário 'Incluindo Samuel", uma produção americana dirigido pelo jornalista e fotógrafo Dan Habib, esteve entre os destaque internacionais. Com um enredo que trata dos esforços da família para incluir o filho Samuel, com diagnóstico de paralisia cerebral, o filme tem duração de 58 minutos e retrata a esperança e luta da família, assim como de experiências de outras quatro pessoas com deficiência e suas famílias.

"Linha Lateral", foi outra atração internacional, uma produção russa, com a direção de Ivan Bolotnikov, que conta a história de dois chechenos e de dois russos que perderam suas pernas durante a Guerra da Chechênia. Após passarem por momentos de dificuldades, acabam encontrando no esporte uma nova forma de vida. O quarteto acaba integra parte da seleção russa de futebol para amputados e conquista o campeonato europeu e mundial.

O Festival Assim vivemos é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Petrobrás. O evento acontece várias cidades brasileiras e o acesso às sessões e debates tem entrada franca.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA