Capa Memória Cultura II Edição da Maratona Literária
Escrito por Nataniel Corrêa
Sexta, 29 de Maio de 2009 - 10:37

maratonalit

Acontece, nesta sexta-feira, 29 de maio, a II Edição da Maratona Literária, com início às 19 horas no centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307). Trata-se de uma verdadeira batalha. O projeto da Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) é aberto ao público e consiste na leitura de uma ou mais “grandes” obras. A ideia é que cada participante leia um parágrafo e, em forma de revezamento, o livro seja devorado até seu último ponto, com intervenções artísticas de música, teatro e dança.

Sob iniciativa do Coordenador do Livro Daniel Weller, a primeira edição do projeto foi um sucesso. O título escolhido para o dia 22 de abril deste ano foi “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Márquez, contando a saga da família Buendía, na distante Macondo. A maratona iniciou-se, às 19h30, com a presença do Prefeito Fogaça e teve a participação de mais de 500 maratonistas/leitores e cerca de 30 artistas que fizeram intervenções durante a jornada literária. O evento foi encerrado às 17h30 do dia seguinte, com apenas sete “vencedores”, já convocados para iniciar a leitura nesta sexta-feira.

As novidades desta edição já começam na escolha do título, por ser um  livro mais curto: A Metamorfose, de Franz Kafka será seguida da leitura de Os Ratos, de Dionélio Machado. Os títulos foram escolhidos pelos participantes da I Maratona e através de votações pelo Orkut, Blog e e-mails encaminhados à SMC. As apresentações terão como tema Insetos e Ratos: Bichos Estranhos e os artistas convidados são: Cia Um Pé de Dois (espetáculo circense), Os Detetives Selvagens, 9’s Fora (musicais), Laboratório de Dança (Sapateado), Artistas do Atelier Livre, as Vovós do Morro da Cruz e homenagem Bichos Escrotos (Titãs). Outra novidade fica por conta da “Estante de Livros”. A ação da SMC funcionará de acordo com o slogan: Traga seus livros, deixe-os na estante e no mesmo instante troque-os por outros.

Os apoiadores são: Cabaré do Verbo, Editora Libretos, FestiPoa, Gréfica Calábri, Instituto de Letras/UFRGS, Loja Expresso do Oriente, ONG do Morro da Cruz, Rádioweb Putzgrila, Livraria Moliterno e Café do Mercado.