Capa Memória Cultura Macacos Espaciais invadem o Universo IPA
Macacos Espaciais invadem o Universo IPA Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Sábado, 31 de Maio de 2014 - 18:39

macacos-espaciaisVocê sabe por que enviam macacos ao espaço? Eu também não e isso não importa agora. Porém, o escritor norte americano Chuck Palahniuk, famoso por escrever o livro Clube da Luta - que deu origem a um ótimo filme pelas mãos do diretor David Fincher - dedica um momento importante da obra para criticar o famoso "sonho americano" de trabalho-consumo, consumo-trabalho comparando esse estilo de vida ao "trabalho" desempenhado por macacos enviados ao espaço. "Você se sente como um desses macacos do espaço que só fazem aquilo que são treinados para fazer. Puxe a alavanca. Aperte o botão. Você não entende nada e, depois, simplesmente morre", relata o depressivo personagem sem nome, interpretado por Edward Norton nos cinemas.

Grandes admiradores do Clube da Luta e qualquer outro tema relacionado a cultura pop, o estudante de Publicidade e Propaganda, Conrado Langer, e o jornalista Athilio Zanon decidiram criar um espaço para compartilhar sua curiosidade e conhecimento sobre filmes, seriados, tecnologia, quadrinhos e afins. "A ideia inicial era criar um Podcast composto quatro amigos que compartilhariam suas opiniões sobre o mundo nerd, porém dois caras desistiram e o projeto ficou na gaveta por mais de um mês", explica Conrado.

O tempo na geladeira serviu para amadurecimento do projeto e trouxe a adesão do também estudante de PP, Léo Correa, que trouxe a ideia de expandir o projeto para um site de entretenimento. Nascia assim o portal Macacos Espaciais!

Há quatro meses no ar, o portal é divido em seis sessões de conteúdo informativo - filmes e seriados, tecnologia, games, esportes, quadrinhos e música -. Nelas são apresentadas novidades sobre o mundo como lançamentos, curiosidades e novidades. A sessão de filmes e seriados conta ainda com a divulgação de críticas muito bem humoradas sobre a sétima arte. Além disso, os Macacos Espaciais oferecem um espaço com uma agenda de informações sobre eventos que serão realizados em Porto Alegre e Região Metropolitana. "Por enquanto, a divulgação do site está bastante focada em grupos de amigos e 'amigos de amigos' que mantém uma conexão com o mundo nerd aqui no estado", afirma Conrado, que promete novidades: "Estamos trabalhando para já no segundo semestre de 2014 lançarmos novos projetos e outros conteúdos, inclusive para o restante do Brasil".

A "singela homenagem" a Palahniuk vem devido à importância que este tem para os integrantes. Athilio, que trabalha com produção audiovisual, fala da importância do filme em toda uma categoria. Além disso, a ideia de um macaco no espaço serve para ilustrar como os três sentiam-se ao começarem o projeto. "A ideia de lançar o site é, para nós, algo novo e surpreendente, do mesmo modo que as pessoas provavelmente se sentiram ao serem informadas de que macacos seriam lançados ao espaço", diz Athílio provavelmente ao lembrar se de Albert II, o primeiro macaco a viajar para fora do planeta, em 1949.

Acesse o Macacos Espaciais.