Capa Memória Cultura Teatro promove consciência ecológica
Escrito por Rafaela Haygertt
Quarta, 24 de Março de 2010 - 15:26

dsc02559

Que tal falar de política, ecologia, paz e morte para crianças? Parece uma tarefa muito difícil, já que para os pequenos esses temas muitas vezes são chatos e, graças aos adultos, difíceis de compreender.

A companhia de teatro Fontes Produções Culturais, do município de Viamão, tem conseguido fazer com que as crianças reflitam sobre esses temas de uma forma lúdica e muito divertida utilizando o teatro.

Atualmente o grupo, que se apresenta em escolas, tem utilizado o Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, para apresentar o espetáculo “Tistu, o menino do dedo verde”, baseado no livro de Maurice Druon.

A peça, que estreou na última terça-feira (23 de março), conta à história de Tistu, um menino muito especial que pode criar flores em qualquer lugar. O menino tem o desafio de transformar a cidade onde mora, Mirapólvora, em um lugar mais bonito e florido para todos e ainda acabar com uma guerra sem sentido.

“Essa é uma peça que tem como tema central a ecologia”, explica o diretor do espetáculo, Paulo Fontes. Uma muda de flor é entregue no final do espetáculo para fazer com que as crianças e os professores coloquem em prática aquilo que foi mostrado na peça, o amor à natureza.

O espetáculo também será apresentado no dia 31 de março,as 10h e as 15h. A escola que quiser assistir ao teatro, ou ter a peça apresentada na sua escola pode entrar em contato com o diretor pelo telefone 9273 4422. O valor do  ingresso é mediante consulta.

O grupo levou um baque em 2007, quando o teatro André Ribeiro Cancella, localizado no municipio de Viamão foi fechado.  “A prefeitura prometeu construir um espaço para teatro no Centro Municipal de Cultura, mas até hoje ele não ficou pronto”, lamenta uma das atrizes do espetáculo, Caroline Garcia, também estudante de jornalismo do IPA.  “Quando uma cidade apóia a cultura popular, ela permanece lá”, completa o diretor.

A Fontes Produções Culturais existe há 27 anos e já realizou diversos espetáculos  teatrais, infantis e adultos, na região metropolitana de Porto Alegre.