banner multi
Capa Memória Cultura Jornalismo em debate
Jornalismo em debate Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt   
Segunda, 05 de Abril de 2010 - 17:51

intrigas-de-estadoO que fazer quando um amigo pode render uma boa história, mas pode sair prejudicado? Quais os cuidados que se deve ter ao lidar com fontes oficiais? Como lidar com os prazos dos jornais sem prejudicar a veracidade da matéria? Todos esses questionamentos, dilemas de jornalistas, sejam eles novatos ou experientes, são retratados no filme Intrigas de Estado, do diretor Kevin Mcdonald.

Baseado em uma série homônima produzida pela BBC, o longa conta a história de dois jornalistas, Cal McAffrey (Russel Crowe) e Della Frye (Rachel McAdams), que investigam um estranho caso envolvendo a morte da assessora de um congressita. 

O congressista em questão, é Stephen Collins (Bem Affleck), amigo de Call, que tentará a todo custo limpar a barra do ex-colega de quarto da faculdade. Call e Della acabam se envolvendo em um caso que mistura traição conjugal e conspiração política envolvendo uma grande corporação rival a Collins. 

A todo o momento, o longa aparece recheado de informações e de fatos que parecem não ter ligação entre si, mas que vão se aproximando, conforme as descobertas dos dois repórteres.

Russel Crowe e Rachel McAdams se saem muito bem na interpretação de seus papeis, principalmente ao demonstrar que os seus personagens têm muito a aprender um com o outro. 

A rixa entre os dois é o tema de um dos principais debates do jornalismo atual: é possível fazer um bom jornalismo tendo que seguir os prazos e ao mesmo tempo acompanhar a velocidade da Internet? Os jornais impressos estão sendo prejudicados pela web? 

O destaque também vai para Helen Mirren, no papel da editora-chefe do jornal, Cameron Lynne, que vive preocupada com o que os novos donos do jornal vão pensar. A única decepção fica por conta de Bem Affleck. 

O Final é surpreendente, bem ao estilo CSI. Talvez, sem muita pretensão, Intrigas de Estado acaba ensinando que, embora seja difícil, ainda é possível fazer jornalismo com ética e paixão.

Intrigas de Estado

Direção: Kevin Macdonald
Roteiro: Paul Abbott (mini-série), Matthew Michael Carnahan (roteiro), Tony Gilroy (roteiro), Peter Morgan (roteiro)
Gênero: Drama/Suspense
Origem: Estados Unidos/França/Reino Unido
Duração: 127 minutos

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA