Capa Memória Cultura Nelson Coelho de Castro lança "Lua Caiada"
Nelson Coelho de Castro lança "Lua Caiada" Imprimir
Escrito por Matheus Pannebecker. Fotos: Matheus Pannebecker
Quarta, 12 de Maio de 2010 - 17:21

100_2176Na noite da última sexta-feira, dia 7, aconteceu o show de lançamento do último álbum de Nelson Coelho de Castro. O cantor porto- alegrense apresentou, neste ano, o seu mais novo trabalho, que se intitula “Lua Caiada”. A apresentação ocorreu no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), às 21h.

Nelson Coelho de Castro tem 56 anos e faz parte de um grupo de compositores gaúchos que surgiram nos anos 70. Ele lançou seu primeiro álbum, “Paralelo Trinta”, em 1978, e conta até hoje com seis trabalhos produzidos ao longo de sua discografia. O cantor também é premiado: já recebeu o prêmio Açorianos de Música pelo cd “Da Pessoa”, em 2001.

“Lua Caiada” tem 17 canções, todas de autoria de Nelson – apesar de duas serem resultados de parceria com Bebeto Alves e Antonio Villeroy. O cantor diz que sempre usou inúmeras influências ao longo de sua carreira para compôr, mas que “Lua Caiada” tem um foco. “O disco ficou assim: todo da seiva e cepa da MPB. Sambas, ciranda e samba de roda”, revela.

Quanto ao resultado do álbum, o compositor se considera satisfeito. “Gostei muito do resultado final do projeto e estou muito entusiasmado pelo carinho das palavras elogiosas que venho recebendo”, conta o cantor. Ainda assim, quando estava no palco, ele não conteve o nervosismo e exclamou: “Agora que pude me sentar e ficar com esse instrumento que me acompanha há anos, estou mais tranqüilo. Quando estava em pé, não sabia nem onde colocar as minhas mãos”.

Cercado por uma banda de nove músicos e por um cenário inexistente (só existia uma lua no topo, que era referência ao título do álbum), Nelson não foi o único destaque do show. Ele trouxe dois convidados especiais: a também cantora Monica Tomasi e o acordeonista Luizinho Correa. Tomasi dividiu o vocal com Nelson em diversas músicas e ressaltou como é participar de momentos com o astro da noite: “Ser amiga do Nelson e poder estar com eles nos bastidores é maravilhoso. Mas, poder dividir canções com ele é algo único, para poucos”.

Fã de Nélson, Clara Maria Machado Meira estava presente no show e confessa ter ficado entusiasmada com o último cd do cantor: “As músicas que ele reuniu em Lua Caiada reafirmam o lirismo do nosso maior compositor de MPB. Nelson pode ser comparado aos nossos melhjores compositores nacionais”. Quanto ao show, Clara afirma é difícil escolher o melhor momento da apresentação. “Com seu jeito tímido, Nelson foi tomando conta do palco e, no final, foi aplaudido de pé. Fica difícil destacar a melhor música”.

O cantor e compositor finalizou a apresentação e retornou após o tradicional pedido de bis. No palco, afirmou que a noite foi um dos dias mais felizes de sua vida. “Meu coração ainda está a milhão por hora!”, exclamou. “Lua Caiada”, portanto, marca um momento importante para o gaúcho: “O disco ficou cheio de brasilidade e eu de alegria”.