Capa Memória Cultura Literatura Teen em debate na Saraiva
Literatura Teen em debate na Saraiva Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt
Segunda, 31 de Maio de 2010 - 15:03

literatura-teenNo universo da literatura infanto-juvenil, a chamada 'Literatura Teen', sempre se apropriou da fantasia para transmitir valores. Foi assim com Harry Potter, de J.K. Rowling, e até com O mundo de Sofia, de Jostein Gardeen. Mas o que tem de realidade nesse tipo de literatura? Esse foi o debate que mobilizou leitores de todas as idades, no último dia 29 de maio, na Livraria Saraiva, no Barra Shopping Sul.

Mediado pela escritora Annie Müller, que é autora da série A turma do Meet e  colunista da revista Uma... Girl, o debate abordou desde o motivo de os adolescentes se identificarem tanto com os personagens, até o fato de as adaptações cinematográficas não serem fiéis aos livros cultuados pelos jovens.

A mudança da relação 'bem X mal' que sofreu com o tempo, também foi discutida no encontro. Antigamente, bem e mal eram extremamente definidos, ao passo que hoje existe uma linha muito tênue entre os dois. Segundo Annie Müller, isso, talvez, se deva à liberdade e ao bombardeio de informações que o jovem recebe atualmente.

Para a estudante de direito Glades Camargo, encontros como esse são muito importantes. "É muito bom trocar experiências com outros leitores", garante. A estudante, que tem 30 anos, é leitora assídua da tão renegada literatura teen. "Livros como Harry Potter são atemporais, não existe idade para ler" acredita.

Ainda bem que não somente as livrarias perceberam isso, mas até os "cults" de plantão estão dando crédito à força da garotada no mundo dos livros.