banner multi
Capa Memória Cultura Dia do Meio Ambiente ganhou mostra cinematográfica
Dia do Meio Ambiente ganhou mostra cinematográfica Imprimir
Escrito por Matheus Pannebecker   
Quarta, 09 de Junho de 2010 - 08:33

koyanisqtsiNo último sábado, dia 5 de junho, foi comemorado o dia internacional do meio ambiente. Em homenagem a essa data, o Cine Bancários (rua General Câmara, 424) está realizando a mostra 'Terra em Transe', com o objetivo de oferecer uma reflexão sobre uma das questões contemporâneas mais importantes: o meio ambiente.

Com exibições gratuitas, o evento acontece desde o dia primeiro de junho e sua programação se estende até o próximo dia 13. Na programação, podem ser encontrados documentários, um clássico de Hitchcock e, inclusive, alguns filmes hollywoodianos.

O longa-metragem que melhor representa a mensagem que a mostra quer transmitir é o documentário 'Uma Verdade Inconveniente'. Vencedor do Oscar de melhor documentário, o filme de Davis Guggenheim, talvez, seja a produção mais alarmante sobre a questão ambiental. Conciso em seus argumentos e, por muitas vezes, chocante em seus dados, o trabalho tem como grande força a presença de Al Gore. É ele quem comanda a projeção e motiva o espectador. Ou seja, para quem quiser assistir algo mais didático sobre o tema, eis aqui a melhor opção.

Ainda na linha de documentários, outra opção que se destaca na mostra é a trilogia "Qatsi". São filmes que não possuem qualquer narração ou diálogo. O que se assiste é um jogo inteligente de trilha sonora e imagens. O primeiro volume da trilogia, "Koyaanisqatsi" fala sobre a diferença entre a pacífica natureza e as multidões atordoantes das grandes metrópoles. As filmagens, às vezes em câmera lenta e outras em alta velocidade, unem-se com a espetacular trilha do compositor Philip Glass para formar uma sinfonia crítica sobre o descompasso do planeta.

Já na segunda parte, "Powaqqatsi", segue o mesmo estilo narrativo do 'Qatsi', onde o diretor Godfrey Reggio versa sobre as dificuldades sociais encontradas nas partes pobres do planeta. São imagens que refletem, também, o lado cultural de países subdesenvolvidos. No último filme, 'Naqoyqatsi', a trilogia preocupa-se em criticar as ações da tecnologia e como elas transformam o mundo em que vivemos. Das opções da mostra, esses documentários despertam a atenção. No entanto, vale ressaltar, é um entretenimento que exige paciência e interesse do espectador.

Na linha de produções mais comerciais, 'Terra em Transe' ainda exibe 'O Dia Depois de Amanhã', filme de Rolland Emmerich sobre catástrofes ecológicas que podem colocar um ponto final no planeta. Também em exibição, 'Fim dos Tempos' uma alegoria um tanto exagerada sobre como a natureza pode se revoltar contra os humanos. Esse filme de M. Night Shyamalan, no entanto, tem um tom menos crítico e mais de suspense para o grande público.

Para conferir os outros filmes que estão em cartaz na mostra "Terra em Transe", basta acessar o site do Cine Bancários: www.sindbancarios.org.br

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA