banner multi
Capa Memória Cultura Uma noite no Museu
Uma noite no Museu Imprimir
Escrito por Lucas Mattos e Vanessa Cutruneo   
Terça, 14 de Setembro de 2010 - 15:25

img_6920Visitar um museu revitalizado e apreciar a sua programação são as novas opções que a capital dos gaúchos oferece. O Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, após passar por um ano de reformas, volta a ser destaque cultural em Porto Alegre. Numa noite receptiva ao público, foi possível constatar o espírito renovado de uma instituição criada para preservar um valioso tesouro: a história da comunicação social no Rio Grande do Sul.

As obras de revitalização do Museu da Comunicação foram entregues oficialmente à comunidade, na quinta-feira, dia 02 de setembro, A noite festiva contou com a presença do seu diretor, Claro Gilberto, dos secretários de Estado e Municipal da Cultura, Cézar Prestes e Sérgius Gonzaga, e do coordenador Nacional do programa Monumenta, Robinson Almeida, entre outras autoridades e convidados em geral.

A restauração faz parte do programa 'Monumenta', do Ministério de Cultura, financiado pelo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A execução das obras ocorreu através de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal.

Para estrear a "nova fase" do Hipólito e comemorar os 36 anos da instituição foi inaugurada a exposição "As faces do olhar", executada e idealizada pelo StudioMDA.

O tema da mostra trata da comunicação humana através dos tempos; da sua origem até os dias de hoje, tendo como usufruto as ferramentas tradicionais e eficientes de design gráfico. Narrada nas paredes do Salão de Exposições, a história da comunicação visual, desde os primórdios, é uma concepção da arquiteta e designer Luciana Mattielo.

O prédio, construído em 1922 e tombado em 1977 pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre, possui três andares e sofreu reparos no seu subsolo, nos sistemas elétrico e hidráulico, nas janelas, piso e na parte externa do prédio. Boa parte  das suas dependências tiveram sua pintura renovada.

Após um ano de reformas e restauração, a diretora Administrativa, Maria Ester Saldanha, espera que as pessoas que lá transitarem sintam-se à vontade no novo ambiente. Dentre as novidades, Maria Ester destaca o novo site: www.museudacomunicacao.rs.gov.br, construído para agilizar o acesso ao acervo digitalizado.

"O Museu está de volta", declara Maria Ester

O Museu de Comunicação Hipólito da Costa está localizado na Rua dos Andradas, 959, no Centro de Porto Alegre. Encontra-se aberto à visitação de terça a sábado, das 09h às 18h.

galeria

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA