Capa Memória Cultura Pop Music Festival empolgou os gaúchos
Pop Music Festival empolgou os gaúchos Imprimir
Escrito por Eduardo Malta Oliveira
Quinta, 17 de Março de 2011 - 10:13

shakiraUm mega evento não é realizado do dia para a noite. Sete dias foram necessários para montar o palco, camarotes, camarins e toda a estrutura necessária para um show deste porte. O primeiro da fila chegou à Federação das Indústrias do RS (Fiergs) no domingo, por volta das 16h30min. No total, mais de 22 mil pessoas vieram assistir Shakira e seus convidados.

A banda gaúcha Chimarruts abriu o espetáculo pontualmente às 18 horas, conforme previsto. Durante os 40 minutos de show, os gaúchos cantaram para um público ainda considerado pequeno, pois muitas pessoas ainda se dirigiam à Fiergs. Grandes sucessos como "Do lado de cá", fizeram o público cantar junto. Ao final da apresentação, conversei com a Tati, vocalista da banda, sobre a sensação em tocar com grandes nomes da música internacional.

- A gente se sente feliz, ainda mais em casa, depois vamos a Brasília e São Paulo. Ficamos muito felizes ao receber o convite especial da equipe da Shakira, que queria uma banda local no evento. Estou em êxtase até agora, pois é muito bom para nossa carreira. Esse será nosso ano. Disco novo, DVD novo, vida nova. Tati aguardava o show de Ziggy Marley, definido por ela como "o filho do cara", em referência a Bob Marley.

Após Chimarruts, foi a vez da banda americana Train subir ao palco. O show empolgou e surpreendeu o público. Primeiro o vocalista, Patrick Monahan, disse, em português, que precisava de seis meninas para dançar e cantar no palco. Mas a surpresa maior ainda estava por vir. Patrick desceu do palco e cantou "Marry Me" em meio aos fãs que acompanharam o cantor durante sua caminhada pela pista Premium. Para encerrar, a banda cantou o hit "Hey soul Sister", canção que consagrou a banda e rendeu o Grammy, na categoria 'Melhor performance de pop de dupla ou grupo'.

A lenda do Reggae Bob Marley, marcou presença no Festival, na voz de seu filho, Ziggy Marley, que interpretou os grandes sucessos de seu pai, mas não deixando de lado seu próprio repertório.

Mas o ponto alto do Pop Music Festival seria a apresentação de Shakira, e a colombiana não decepcionou o público. Com atraso de 30 minutos, Shakira subiu ao palco e iniciou sua apresentação, que durou quase duas horas. Ela abriu o show dizendo "Meu único desejo, hoje à noite, é que se divirtam. Estou aqui para satisfazê-los. Porque, hoje, sou gaúcha". O público foi ao delírio. A primeira música foi "Pienso em ti", canção do disco "Pies descalzos", que em 1996 consagrou a cantora. Para esta música Shakira utilizou um vestido rosa, que logo deu lugar a uma calça justa, que deixava seu famoso quadril em evidência.

A cantora deu um show com sua dança, simpatia e ao falar em português, quase sem sotaque com o público. Um detalhe chamou a atenção dos fãs: Shakira optou por cantar as músicas em suas versões em inglês, como Whenever, werever (Suerte). Ao final de 15 músicas, a cantora se despediu do público, mas voltou para o bis, cantando "Antes de La 6", "Hips Don't Lie", e o tema da Copa do Mundo 2010 "Waka Waka", que fez a galera dançar. Para esta música, Shakira convocou dançarinos gaúchos a se inscreverem na internet. Os melhores foram escolhidos para dançar no palco.

Nos bastidores, um forte esquema de segurança foi montado para receber a cantora, que chegou escoltada por batedores e seguranças. Durante o tempo de permanência da cantora em seu camarim, ninguém além dos membros da produção e banda tinha acesso às dependências internas da Fiergs. Shakira foi levada de carro do camarim até o palco, de onde saiu diretamente para o hotel.

Dentre as exigências de Shakira para o camarim estavam: frutas, salgadinhos, doces, refrigerante light, água na temperatura ambiente, chás variados e isotônicos. Para as refeições ela pediu frango, lentilha, vegetais e muitas saladas. O camarim deveria ser duplo, com luzes claras.

A noite do Pop Music Festival encerrou com a apresentação de Fatboy Slim, que colocou o público presente para dançar no ritmo da música eletrônica, após a passagem de Shakira. A apresentação terminou no início da madrugada de quarta feira, mas quem estava de saída não reclamava de cansaço, pelo contrário, queria mais.