banner multi
Capa Memória Cultura Está aberta a exposição Barbies Mutantes
Está aberta a exposição Barbies Mutantes Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Segunda, 21 de Março de 2011 - 18:19

17032011461A boneca Barbie comemora neste mês 52 anos com várias atividades no mundo inteiro. Em Porto Alegre, acontece a Exposição Barbies Mutantes, da artista plástica Joice Giacomoni, onde as suas bonecas deixam de ser simples brinquedos para se tornarem personagens em diferentes ambientes e situações do nosso cotidiano. O evento acontece no Museu do Trabalho e se estende até o dia 24 de abril.

Para criar peças artísticas não é preciso gastar dinheiro ou fazer altos investimentos financeiros. É possível fazer arte com materiais muito simples apenas sendo criativo.

Este é o caso da artista plástica Joice, que levou mais de dois anos para criar cenários para as suas bonecas Barbie utilizando objetos facilmente encontrados em casa. Ao inserir a sua coleção de bonecas em diferentes cenários a artista mostra o caráter mutante, de adaptação ou conflito, que também concede o nome à mostra.

Com talheres, lâmpadas, fósforos e percevejos a artista plástica mostra novas formas de ver a boneca. Nos diferentes mundos criados por Joice, o brinquedo deixa de ser tão inocente e amplia suas formas de visão. "Eu achei interessante", comenta o visitante André Dullius, de 23 anos. "Gostei dos materiais bem elaborados e a ideia de aproveitar objetos que se tem em casa".

A ideia da exposição surgiu quando Joice começou a colecionar o brinquedo. E foram os diferentes mundos da boneca, que vão de reinos encantados a passarelas de moda, que a inspiraram. "Eu coleciono barbies há um tempão e eu sempre me encantei com essa coisa da brincadeira, de criar um mundo pra ela". O resultado dessa ideia é uma exposição diferenciada, onde a boneca sai do seu eixo para lugares completamente diferentes dos quais estamos acostumados a vê-la.

INFOS

Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230 - Centro - Porto Alegre, RS.
Data:
de 15 de março a 24 de abril
Horário: de terça-feira a domingo, das 13h 30min às 18h 30min.
Ingresso: Entrada Franca

Quem é Joice Giacomoni?
Além de artista plástica dedica-se às artes, música e à escrita. É formada em Publicidade e Propaganda ( Unisinos) e em Artes Visuais (UFRGS). Participou de várias mostras coletivas e algumas individuais. Atualmente divide-se entre a produção de obras de arte, escreve um novo livro, tem duas bandas e inúmeros projetos. Nas artes visuais, aperfeiçoa-se com Caé Braga e Paulo Chimendes.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA