banner multi
Capa Memória Cultura Moda #1 DFI 2011 - primeiro dia (28/10)
#1 DFI 2011 - primeiro dia (28/10) Imprimir
Escrito por Tássia Jaeger, Gabriele Lorscheiter e Carol Moura. Fotos de Rodrigo Figueiró   
Quinta, 29 de Setembro de 2011 - 16:54

Alexandre Herchcovitch aposta no jeanswear

por Tássia Jaeger

alexandrehercovitch1

A primeira noite de desfiles do Donna Fashion Iguatemi - Verão 2012 - fechou com chave de ouro. Isso porque a coleção que iluminou a passarela foi a do estilista Alexandre Herchcovitch, mesma anteriormente apresentada no Fashion Rio.

O grande destaque foi para a linha especializada em jeanswear, batizada de Herchcovitch. O denin para homens e mulheres apareceu em diferentes cortes, comprimentos e lavagens. Homens desfilaram calças jeans combinadas a pólos lisas, especialmente em tons quentes como o laranja, ou a camisas no bom e velho xadrez, ainda em alta. As mulheres, por sua vez, usaram e abusaram de decotes profundos, em formato "V", e de blusas assemelhadas a lingeries, seja em virtude da transparência ou da acentuação geométrica dos seios. O jeans, sempre escuro, dominou peças como saias, vestidos de modelos variados e macaquinhos. O macacão jeans masculino também chamou a atenção do público.

O acessório responsável pelo up no visual foi o óculos de sol retrô. E, ao fim do desfile, as modelagens que remetem a lingeries vieram combinadas com vestidos de crochê de seda engomado, dando um toque extra de sensualidade.

  


As várias formas de moda do Lounge

por Gabriele Lorscheiter e Tássia Jaeger

lounge-champagne

Nos intervalos entre os desfiles principais, só fica parado quem quer, pois atrações é que não faltam. A variedade vai desde desfiles paralelos à gastronomia.

Comida japonesa virou moda: Fratello

Àqueles que precisam recuperar as energias, o Restaurante Fratello serve pratos deliciosos, com ênfase à comida japonesa, muito elogiada pelas clientes, como as amigas e anestesistas Aline Blass, 32 anos, e Juliana Bertele, 32, e Maria Ferreira, 32, administradora de empresas.

sushi

Além da comida, as visitantes também elogiaram o evento como um todo: "A organização está impecável e o ambiente extremamente agradável e de bom gosto. O que nos surpreendeu positivamente foi a pontualidade dos desfiles. Além disso, achamos muito importante o incentivo aos novos estilistas", diz Aline.

 

 

Os carros da moda: Espaço Fiat

A Fiat tem um espaço todinho seu, no qual estão expostos um Novo Fiat 500 (Cinquecento) e um Fiat Freemont. Neste ambiente especial que remete aos anos 1970, os visitantes têm à sua disposição duas maquiadoras para retocar o look e presenteá-los com kits de maquiagem. Além disso, podem interagir com os carros, podendo levar como brinde uma M.I.L.K. Bag, bolsa ideal para a balada ou o happy hour.

 

 

Moda beneficente: Liga Feminina
de Combate ao Câncer no RS

Outro espaço interessante é o dedicado à Liga Jovem, da Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul. No local estão expostas 19 camisetas, sendo 12 customizadas pelos estilistas do Projeto Entremeios e outras nove customizadas por renomados estilistas da capital gaúcha, como Vol Fioravante, Rui Sphor e Solaine Picolli.

Com a exposição, as meninas da Liga querem incentivar a participação do público em um leilão beneficente que visa reverter o valor arrecado para o trabalho assistencial prestado pela Liga em hospitais da capital. O leilão ocorre no dia 03 de outubro, às 19 horas, no Merci, espaço para festas.

 

 

Moda pra nenhum gaúcho
botar defeito: Projeto Entremeios

Na passarela secundária, durante os intervalos dos desfiles principais, quem comanda o espetáculo são os novos talentos, podendo ser os estudantes de moda da Next Generation ou uma das 12 grifes gaúchas do Projeto Entremeios. Nesta quarta-feira, as grifes que participaram foram a moda praia Samba no Pé, da porto-alegrense Greice Boff; a Manto, marca independente cujo tema é futebol, dos empresários gaúchos Cristopher Bertoni e Rafael Camargo, e do designer argentino Gonza Rodriguez; e a Adriana Zanol, da marca homônima.

Greice se apresentou às 20h com a Samba no Pé, trazendo modelagens mais amplas e geométricas, cujos tons variaram entre os básicos e neutros e os florais com cores intensas. Às 21h20, a Manto apresentou camisetas com estampas que referem-se a futebol, sejam ídolos, fatos, momentos, gols e etc. Pra fechar, às 22h20, Adriana Zanol apresentou muita leveza, transparência e delicadeza, através de algodão, seda e principalmente modal.

 

 

A moda de amanhã: Next Generation

No Next Generation, às 18h, Vanessa Milani Provin, 24 anos, estudante da UCS, e vencedora do concurso anterior, apresentou uma coleção inspirada nas obras do alemão Joseph Beuys e da tribo indígena brasileira dos Wajapis, localizada na bacia do Xingu, enfocando a mulher como uma águia mensageira dos novos ventos. A coleção sustentável tem cores puras, tingimentos vegetais, tecidos orgânicos, e sedas e couros de tilápia que detêm um processo ambiental com a matéria-prima provinda do descarte industrial. As formas foram inspiradas em figuras da natureza e harmonizam com o geométrico da arte indígena.

estudante-ipa-mateus

Dentre os estudantes a desfilarem, dois alunos do IPA tiveram seu lugar ao sol. Foram Matheus Dreher Bittencourt, 22 anos, 4º semestre do curso Design de Moda e Paola Zambon Azevedok, 22, do 8º semestre. Matheus trouxe para a passarela a moda dos anos 80, e como inspiração utilizou as cores do antigo brinquedo Meu Primeiro Gradiente, azul, vermelho e amarelo. A soma das três cores e o corte reto e quadrado das peças deram um ar futurista aos modelos. "A moda dos anos 80 era ousada e, ao mesmo tempo alegre. As cores vibrantes marcaram muito essa época", lembra. Questionado sobre como tinha sido a experiência e as expectativas em relação ao curso de design em Moda do IPA Matheus avalia: "Ainda estou muito nervoso, fui terminar um dos figurinos hoje pela manhã. Se não fosse a insistência dos professores eu não estaria aqui, me inscrevi na última semana. O curso tem a proposta que eu estava procurando, o currículo é completo dando prioridade para as cadeiras práticas como molde e costura".

estudante-ipa-menina

Já Paola teve como inspiração os chakras, que são centros de energia situados em partes do corpo, e a cromoterapia, ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. As peças eram brancas, compostas por desenhos de flores. Entre o tecido, pequenas mangueiras luminosas de LED davam a sensação de paz e tranqüilidade. "Busquei com a coleção trazer bem-estar e harmonia. Os chakras e a cromoterapia remetem a isso. Abusei da renda por ela lembrar os nervos, que são os responsáveis pelo processo e transmissão de informação do nosso corpo". Sobre o curso de moda do IPA, Paola foi taxativa: "O currículo do IPA é completo, temos uma visão muito ampla da profissão. Ele abre a nossa mente para muitas coisas".

 

 

 

Futebol nunca sai de moda: os boleiros no DFI

E como se não bastasse, quem circulou pelo lounge e curte futebol, pôde encontrar jogadores da dupla grenal, como Gilberto Silva, Gabriel e André Lima do Grêmio e Lauro e Tinga, do Inter. Os boleiros deixaram sua marca no DFI e pararam pra fazer uma pose especialmente pro Universo IPA.

 

 

Leveza e estampas exclusivas
marcam o desfile da Spezzato

por Gabriele Lorscheiter

Terceira marca a mostrar a sua coleção na passarela, a Spezzato trouxe como destaque a atriz global Sophie Charlotte, que simpática e sorridente arrancou aplausos da plateia. Inspirada nas obras de Mark Rothko e Jeniffer Sanchez, as peças trouxeram leveza, cores vibrantes e estampas exclusivas para o Donna Fashion.

A coleção Garden Dreams foi inspirada nas flores que dominaram as passarelas internacionais. As apostas para o verão 2012 são as estampas que trazem elementos da fauna e da flora, com destaque para o rosa pink. A leveza das peças está no uso da seda, algodões e tecidos naturais. Os vestidos de cintura marcada, as pantalonas e as calças curtas marcaram presença no desfile. O couro também apareceu confirmando a forte tendência para esse verão.

O uso das cores frias como o verde e o azul, assim como das cores quentes como corais e tons de laranja, reafirmam o que as outras marcas já haviam mostrado na passarela, de que este verão é democrático.

 

 

Colcci e a energia das cores

por Carol Moura

A Colcci foi o primeiro desfile principal do Donna Fashion Iguatemi. Na passarela, a coleção primavera/verão 2011 da marca apresentou forte referência aos anos 1970, com muita cor e energia. A tendência "color blocking", ou seja, um look misturando cores em camadas (blocos) foi a mais evidente na passarela através de variações nos tons laranja, rosa, vermelho, amarelo, azul e branco.

O jeanswear e a alfaiataria são explorados em formas variadas. Na coleção feminina, looks coloridos com muitas listras, poás, shorts jeans desfiados, tops e jardineiras. Destaque para as calças "flare", com cintura alta e pernas bem amplas em todo o comprimento. Nos pés, plataformas enormes com a mistura de materiais como cordas, verniz e couro.

raphael-vianna

No masculino, jeans com a barra dobrada, bermudas e paletós sobre camisas de cores contrastantes. Como convidado da marca o ator Raphael Vianna, que atua na novela global "Morde e Assopra", desfilou com três looks diferentes da grife.

 

 

O Neotribalism da Tufi Duek

por Carol Moura

Nunca antes no Brasil exaltar o que é nosso esteve tão na moda. A grife Tufi Duek, através do estilista Eduardo Pombal, registra esse momento com uma coleção totalmente inspirada na arte tribal indígena. O segundo desfile da noite apresentou materiais 100% naturais: plástico reciclado, látex, paetês e fibras.

Artesanato e arquitetura dão um tom global e sexy para os vestidos, saias, e tops. Os tons se dividem em preto, branco, laranja, limão e urucum e algumas estampas tropicais. Tramas de cestaria e o uso de miçangas dão um "ar" rústico às peças, que em sua maioria são retas e justas, com as costas de fora e comprimentos curtos. Destaque para a presença na passarela da Miss Brasil 2011 Priscila Machado.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA