banner multi
Capa Memória Cultura Moda #2 DFI 2011 - segundo dia (29/09)
#2 DFI 2011 - segundo dia (29/09) Imprimir
Escrito por Nícolas Andrade, Anselmo Cunha e Carol Moura. Fotos de Rodrigo Figueiró   
Sexta, 30 de Setembro de 2011 - 16:46

nataliarios1

Ipaense dá show na passarela 

por Nícolas Andrade e Anselmo Cunha

A segunda noite de desfiles do Donna abriu com os vencedores do concurso Next Generation 2010. A estudante do IPA, Natalia Rios e o estudante da Uniritter, Gustavo Duarte, com estilos contrastantes, chamaram a atenção do público para a ousadia e criatividade de suas peças.

No primeiro desfile, Gustavo trouxe roupas ousadas com traços marcantes, inspiradas em trajes usados no inicio do século. Contrariando a proposta do evento de trabalhar a variedade de cores, o estudante usou apenas peças em preto e branco. Enquanto o preto cobria a peça, o branco era distribuído entre os contornos, o que destacava as costuras.

Já Natalia Rios apresentou um desfile rico em cores, em sua maioria com tons quentes que combinam com a moda primavera/verão. Roupas leves e cortes que deixam a costas à mostra foram modelos que predominaram na coleção.Quanto ao tema, a estudante do IPA reverenciou o antigo povo Maia, cujo calendário em uso encerra em 2012.Para compor sua coleção a estilista viajou para o país com o desejo de conhecer melhor a cultura Maia, e lá notou a semelhança de seu trabalho com a cultura local. "Meu trabalho é todo artesanal, com produtos naturais e o tingimento é natural. Lá eu comecei a estudar a cultura deles, a visitar museus e escolas de moda e encaixar as técnicas deles, as cores, o tingimento. E assim surgiu, a partir dessa viagem, a coleção", conta a Natalia.


Segunda noite de Next Generation 2011 tem mais IPA

alunadoipa-e-modelos

Na segunda noite do evento, duas estudantes do IPA, Suelen de Andrade e Adriana Goulart, fizeram sua estreia no Lounge para o Next Generation deste ano. Suelen produziu o desfile valorizando as cores e os formatos dos florais, enquanto Adriana, estudante do segundo semestre, adotou o estilo country para estruturar as suas peças. Agora resta esperar o resultado e torcer pelas nossas colegas ipaenses!

alunadoipa

 

 

Bobstore leva a democracia para a passarela

por Nícolas Andrade e Anselmo Cunha

Com uma proposta de vestir as mulheres em todas as horas, a Bobstore iniciou o desfile com cores claras, incluindo os tons de branco, e evoluiu para cores mais vibrantes, em looks monocromáticos. Azul-florido, paetês luxuosos e toques de couro também compuseram o figurino das suas roupas. Os sapatos deram destaque para a plataforma e os cabelos mostraram um despenteado incomunm.

As calças boca-de-sino invadiram a passarela e estimularam a tendência retrô proposta pela marca. A democracia ficou clara com a apresentação de trajes do mini ao longo nas mais diversas cores. A marca abusou dos tons da natureza, como azul, verde e amarelo.

A Bobstore deixou claro na sua proposta que no próximo verão cada um fará a sua própria moda, e de acordo com seu estilo. Destaque também para os acessórios, com braceletes largos e justos ao punho, uma forte tendência para o verão.

 

 

O minimalismo sexy da Forum

por Carol Moura

ricpereira-forum-02

A Forum foi a segunda grife principal que desfilou na quinta-feira, dia 29. A marca apresentou para o verão 2012 uma coleção inspirada nas cores e formas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O convidado especial da marca foi o ator português Ricardo Pereira, que desfilou dois looks masculinos da grife.

As estampas mostram uma forte tendência deste verão: o tropical. Flores e animais de diversas espécies e cores fortes traduzem o conceito minimalista e sexy característico da Forum. As cores das roupas são variações do laranja, e também azuis, tons terrosos e off-white.

Os vestidos são curtos, com diferentes formas e cortes que valorizam as costas. A coleção também apostou nas transparências e fendas para o próximo verão. Aparecem também na coleção macacões e algumas peças com paête.

 

 

Renner traz tendências fortes para a passarela

por Carol Moura

renner5

Terceiro desfile da noite, a Renner apresentou diversas tendências da estação nas coleções das marcas exclusivas que compõem a loja. As saias longas, o color blocking e o branco total chegam com força para a próxima estação. O convidado especial da marca foi o ator global Carlos Casagrande.

A Blue Steel pecou no styling das peças femininas ao exagerar nas sobreposições de listras, xadrezes vechy, estampas florais e jeans. Acessórios como chapéus, espadrilles (sandálias com solados de corda) e bolsas com franjas são apostas da marca. Destaque para a forte tendência das saias e vestidos longos. Para os homens, camisas com estampa xadrez, calças jeans com a barra dobrada e militarismo.

A Marfinno apresentou na passarela uma coleção feminina que aposta na tendência das saias e dos vestidos longos. Flores tropicais aparecem nas estampas, assim como as listras e o look branco total que são mostradas tanto na coleção feminina como na masculina.

A marca A Collection trouxe para seu desfile terninhos modernos, chapéus, listras e o conceito do branco total. A Cortelle mostrou muitas cores na passarela, no melhor estilo color blocking em produções casuais e sofisticadas. As cores são verde, azul Klein e vermelho. Destaque para os terninhos listrados.

Request apresentou uma coleção masculina moderna nas cores cinza e preto. Alguns truques de styling como lenços, chapéus e gravatinhas deram o toque final aos looks dos meninos.

A Just Be, marca das clientes "baladeiras" da Renner apresentou uma coleção repleta de tendências da estação para as noites de verão. Renda, franjas, plissados, laços e animal print são algumas delas. Destaque para os modelos de vestidos com paetês nas cores preto e bronze.

 

 

Mandi & CO aposta na cidade de Trancoso como tendência

por Nícolas Andrade e Anselmo Cunha

mandi9

Roupas e acessórios inspirados na cidade localizada no sul da Bahia foram a inspiração da marca para a próxima estação. Os hippies que lá chegaram nos anos 70 foram homenageados no desfile. Roupas e tecidos leves, com um mix de estampas e muito colorido marcaram a apresentação. Na moda masculina apareceram sandálias e cintos em linho. Camisas soltas também compuseram o look dos homens. Já na moda feminina, que contou com a participação especial da top Renata Kuerten, os tecidos de algodão fizeram um contraponto com os shorts de jeans. Dentre as cores foram usados variados tons de azul, laranja e rosa.

A Mandi demonstrou sua preocupação com o conforto. Com aposta no "neotropicalismo" a marca apresentou tendências inspiradas nas praias do nordeste, principalmente da praia de Trancoso, na Bahia. Alguns vídeos gravados na costa do México, também foram apresentados, o que mostra mais uma fonte de inspiração da grife.

 

 

O futuro da moda

por Nícolas Andrade e Anselmo Cunha

 crianca

Os desfiles infantis só vão acontecer no último dia do Donna Fashion, mas as crianças já circulavam pelo lounge nos primeiros dias do evento. Superproduções em pequenos tamanhos, mostravam de cara o interesse dessa nova geração pela moda.

Para a pequena Alexia, 7 anos, que curtia seu primeiro Donna, tudo era festa. Questionada sobre o seu futuro, ela não teve duvidas. "Quero ser modelo e desfilar aqui" disse a menina.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA