Capa Memória Cultura Moda #1 DFI 2012 - primeiro dia (28/03)
#1 DFI 2012 - primeiro dia (28/03) Imprimir
Escrito por Tássia Jaeger e Gabriele Lorscheiter. Fotos de Emmanuel Denauí
Sexta, 30 de Março de 2012 - 09:00

O glamour do tradicionalismo

Gabriele Lorscheiter

carlosmieleED-2Ao embalo de canções que lembravam os países do Mercosul o estilista Carlos Miele apresentou com exclusividade no Brasil o desfile inspirado na cultura gaúcha, até então a coleção tinha sido apresentada apenas na Semana de Moda de Nova York . As tradicionais vestimentas dos gaúchos como a bombacha e o poncho ganharam uma versão modernizada com metais aplicados e tecidos de alfaiataria.

Carlos Miele trouxe para a passarela a cintura marcada em calças cenoura de crepe e saias-lápis. Outros tecidos como a seda e os tricôs em tons naturais também estiveram presentes na passarela. Os boleros com aplicações de metais compunham os looks com vestidos e calças, e os chapéus ao estilo campeiro davam o toque final de requinte à moda tradicionalista.

Os famosos vestidos de festa trouxeram estampas fluídas, o veludo e metais dourados. Nas cores tons neutros, turquesa, verde, preto e dourado. Para retratar a liberdade que uma boa cavalgada permite as modelos desfilaram de cabelos soltos.

Faroeste Urbano foi o tema da Cavalera

Gabriele Lorscheiter

cavaleraED-8Desfilando pela primeira vez na passarela do Donna Fashion e com a responsabilidade de abrir a primeira noite de desfiles, a Cavalera trouxe para a passarela a informalidade. Com o tema faroeste urbano as peças tendem a agradar o público que gosta de se vestir bem e de um jeito despojado. Como carro chefe da marca o jeans veio resinado, imitando o couro.

Nas camisetas, vestidos e regatinhas a estampa da coleção esteve presente, um mix de composições de cavalos em meio a corações em chamas. Com um toque de requinte os moletons chamaram a atenção com os seus bordados elaborados. Além do jeans, as calças vieram também em veludo cotelê e lavado.

Como forma de mostrar o caos das grandes cidades as cores escolhidas foram o preto, vermelho, caqui, azul e verde militar.

Peles de cobra são a aposta da Spezzato

Tássia Jaeger

spezzatoED-5

Milena Toscano, atriz que interpretou a personagem Vanessa na novela global Fina Estampa, foi quem abriu o desfile da grife Spezzato na primeira noite do Donna Fashion Iguatemi outono-inverno 2012, ontem, quarta-feira, 28 de março. Com um jeito singular de desfilar, a jovem global encantou a todos os presentes com sua beleza, simpatia e descontração. Vestindo um look despojado-chic, Milena deu a primeira pista do que seria apresentado a seguir com as próximas modelos. Jaqueta e calça do mesmo material e mesma estampa mostraram que esse inverno vai na contramão da tendência defendida ano passado, quando a moda era descombinar com o Color Blocking. Agora voltaram os tempos da combinação de tons e estampas.

Vestir-se bem sendo casual é possível. É isso que provou a Spezatto ao apresentar peças cujos materiais são sofisticados, porém sem muita ousadia no corte, mantendo assim a sobriedade e o conforto com toques de glamour característicos da marca. Nem pernas muito de fora, nem totalmente cobertas. A altura ideal proposta pela marca é a das joelhos. São saias e vestidos de cortes retos e comportados e, mesmo assim, sensuais. O mistério da coleção é apimentado com peles de cobra e de onça, porém sem exageros. Como a tendência outono-inverno é a proximidade de tonalidades, até estampas comumente vistas como exageradas, tornam-se apenas um 'toque a mais'. Lãs e tricot, assim como no ano passado, permanecem, mas agora vêm acompanhados de lurex e tweed. Na cartela de cores estão os tons terrosos, sendo o vermelho o mais quente.

Pedras brasileiras inspiram a grife Tufi Duek

Tássia Jaeger

tufiduekED-5O desfile da Tufi Duek na noite de quarta-feira, 28, já começou surpreendendo. Branco, muito branco em diversas malhas, chamou a atenção de quem assistia. Branco no inverno? Isso mesmo, e com aplicações em pedrarias. Pedrarias grandes e brilhosas. A Tufi Duek surpreendou para mostrar que a mulher deve surpreender nesse inverno.

O estilista Eduardo Pombal teve como referências para sua aposta a textura dos mineirais e das pedras do Brasil também para a cartela de cores da coleção. Safira, ametista, rubi, cinza, terra, preto e amarelos dourados foram os tons escolhidos. O lurex, tendência forte para esse inverno, também aparece. Porém a proposta é mais ambiciosa. Lurex vem acompanhado de patês aplicados em lã, malharia, alfaitaria e jaquard.

Vestidos e saias seguem a tendência desse inverno e ficam na altura dos joelhos. E então, meninas, prontas para esconder as coxas depois de um inverno onde shorts curtos com meias-calça foi a ponto alto?

Projeto Entremeios traz a
alfaiataria e o tricô da vovó

Gabriele Lorscheiter

MG_9105O desfile de abertura do projeto Entremeios trouxe para a passarela do lounge a alfaiataria do uruguaio Maurício Placeres. Inspirado na elegância dos vilões o estilista utilizou os quatro braços do símbolo templário, que significam saber, ousar, querer e calar para mostrar a sua percepção sobre o vestir: a atitude é percebida sem a necessidade de ser mostrada. Para reforçar a ideia dos vilões um dos modelos e um rapaz da platéia encenaram uma briga na passarela que para muitos pareceu extremamente real. Depois da cena os demais modelos desfilaram com uma maquiagem em um dos olhos como se estivesse roxo devido a um soco.

Já a estilista Nara Lisbôa mostrou que o velho crochê e tricô da vovó estão super em alta. Com os rostos pintados com motivos tribais, as modelos desfilaram com vestidos, casacos e palas. As cores vibrantes utilizadas nas peças foram inspiradas nas obras da consagrada pintora Frida Kahlo e no surrealismo de Salvador Dalí. O projeto Entremeios tem como objetivo valorizar novos talentos da moda gaúcha que já atuam no mercado.