banner multi
Capa Memória Cultura Moda #4 DFI 2012 - quarto dia (31/03)
#4 DFI 2012 - quarto dia (31/03) Imprimir
Escrito por Gabriele Lorscheiter e Tássia Jaeger. Foto de Jéssica Vieira   
Segunda, 02 de Abril de 2012 - 02:21

O medo e as suas faces inspiraram
o desfile de Jaqueline Lunkes

Gabriele Lorscheiter

IMG 3047O medo foi o tema da coleção assinado por Jaqueline Lunkes, designer de moda recém-formada pela Feevale. Premiada no concurso Next Generation 2010, ela  abriu a passarela principal. Ao som de músicas 'dance', cantadas ao vivo, mostrou uma coleção produzida a partir do seu trabalho de conclusão sobre 'A influência da China e do terrorismo Islâmico na moda e o reflexo no comportamento humano, na primeira metade do século 21'.

Com uma aparência andrógena, os modelos desfilaram peças que utilizavam tecidos rígidos e fluidos, como a seda, o algodão e a viscose. A ideia é mostrar que a moda pode ser unissex, o que resultou em bermudas e calças, a maioria justas com uma silhueta retangular quase nula.

Destaque para o kilt - saiote masculino com pregas na parte de trás - e as blusas com capuz diferenciado, em referência às burcas. As cores o cinza e o preto predominaram, além do degradê entre azuis e laranjas, remetendo às diferentes faces do medo. Nos pés coturnos e sapatos abotinados.

 

 

Concurso Next Generation elege três vencedores

Gabriele Lorscheiter

IMG 3182Em meio a maratona de desfiles, foram anunciados os três vencedores do Concurso Next Generation dessa edição do Donna Fashion Iguatemi. A curadora do evento e editora do Caderno Donna, Mariana Kalil, anunciou os vencedores, e elogiou a participação dos dois vencedores do ano passado, Matheus Dreher (IPA) e Jaqueline Lunkes (Feevale) ao afirmar que ambos fizeram desfiles de gente grande.

Os estudantes escolhidos terão a oportunidade de desfilar as suas coleções nas próximas edições do evento, são eles: o primeiro lugar ficou com Marcos Jampier da Universidade de Passo Fundo (UPF), Franciele Adam, também a UPF, arrematou o segundo lugar, e a terceira colocação foi de Stephanie Eloy, do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU).

 

 

Entremeios encerra com Carlos Bachi e Mariana Pesce

Tássia jaeger

O Donna Fashion acabou só no domingo com o desfile dos pequenos, depois de cinco dias de muita moda e história. Mas o Entremeios se despediu no sábado, 31, com os belíssimos desfiles de Carlos Bacchi e da grife Remodê.

O gaúcho de Caxias do Sul, Carlos Bacchi, estudou moda Instituto Marangoni de Paris e faz suas pequenas coleções experimentais de vestidos em seu atelier em Ana Rech. Mariana Pesce, através da Redemodê, recicla roupas de brechó ou de segunda mão daqui e da Europa e dá a elas uma nova vida. A criatividade rola solta e tudo ganha um significado maior. O tudo inclui retalhos, botões, rendas, faixas e por aí vai.

 

 

Trópico se inspira na cultura andina e encanta a todos

Tássia Jaeger

IMG 3178Que atire a primeira pedra aquele que não acha as vestimentas andinas e sua cultura, como um todo, lindas de morrer? Quem não cobiça aqueles gorros, as franjas nas roupas e as cores presentes nas estampas étnicas? O vestuário andino é um desfile a céu aberto, oras. Portanto, não é à toa que a Trópico foi buscar suas referências lá por aquelas bandas. Através das marcas cantão, Rip Curl, Redley e Vans Off The Wall, a Trópico resolveu mostrar para nós gaúchos que aqui no sul curtimos rigorosos dias de inverno, que também podemos ser tão criativos quanto somos no verão, e usar e abusar de cores, estampas e modelagens na estação do frio.

Antes do desfile, um grupo de músicos peruanos, acompanhado de um DJ deu o tom do que viria. As estampas étnicas, incas e peruanas encheram os olhos do público. O poncho de tricot acompanhou várias produções de inverno e deu um toque gracioso aos looks, geralmente pesados nessa época do ano.

Mas foi a combinação de saia longa e fluida em tye dye com casaco pesado, com pele na gola, que fez as gurias delirarem. Afinal, ninguém está disposta a abandonar as saias longas no inverno. O jeans veio em estilo skinny e flare, porque jeans nunca sai de moda. Saias curtas com meias até os joelhos e botas curtas também foram admiradas. E as sobreposições foram a grande dica.

Tá frio? Não se encha de blusões. Coloque casacos por cima de casacos que você estará super bem vestida e descolada.

A grande novidade, foi o comprimento mullet (curto na frente e comprido atrás), presente em blusas e vestidos. Nos pés boots estampadas da Perky e modelos forrados de pele, da Barth, foram cobiçados. Os acessórios ficaram por conta dos brincos de avestruz e das bolsas enormes.

Na coleção masculina, o xadrez segue em alta, com uma proposta mais street, com camisas combinadas a calças jeans e tênis. As camisas-casacos, apeluciadas por dentro, vieram como solução para a maioria dos guris que detesta se encher de roupas. E a Trópico deu uma baita mão pra eles, não é?. E as gurias curtiram, só pra poder pegar a camisa emprestada depois.

 

 

Rock com romantismo foi a inspiração da C&A

Gabriele Lorscheiter

IMG 3347Com a presença da top Renata Kuerten a C&A abriu a passarela principal com peças que remetiam ao rock com muito romantismo. Além disso, mostrou a quarta coleção desenvolvida por Gisele Bündchen, com exclusividade para a marca, inspirada no estilo de vida da übermodel, que abusa da versatilidade.

A marca abusou das sobreposições, estampas de bicho, couro ecológico, tecidos com brilho, saias longas e trench coats também estiveram presentes. Para monstrar o lado românico da coleção, estampas florais e camisas jeans desfilaram na passarela. Para os homens calças resinadas e blazers. Preto, tons terrerosos, cinza, azul, vermelho e vinho foram as cores escolhidas. Nos pés coturnos e Oxford shoes.

 

 

Twin Set apresenta coleção
inspirada na história da aviação pela Saad

Tássia Jaeger

IMG 3395Alguém já ouviu falar em Amelia Mary Earhart? Pois bem, o Donna Fashion Iguatemi outono-inverno 2012 além de dar o preview das tendências para a próxima estação, ensina um pouco de história e prova que moda e acontecimentos políticos, sociais e culturais estão intimamente ligados, como já explica o tema desse ano 'Entenda a moda, entenda o mundo'.

Amélia foi a pioneira na aviação nos Estados Unidos, sendo a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. Além disso, foi autora e defensora dos direitos da mulheres. A aviadora desapareceu no Oceano Pacífico quando tentava dar uma volta ao redor do globo em 1937. Foi inspirada nela, que a Twin Set apresentou as peças da marca Saad. E para dar ainda mais glamour à classe proposta pela marca, nada como uma atriz cheia de classe para abrir o desfile. Luiza Valdetaro foi a escolhida para dar o brilho extra.

Na passarela, apareceram muitas peles e pelos, em especial nos coletes. O couro, como mostrou a marca, continua em alta. Ele estava presente em casacos, jaquetas e calças. O metalizado também chamou a atenção, tanto no dourado como no prateado. Os modelos flare foram os que mais apareceram nas calças, em especial nas cores marrom e verde. Na abertura do desfile, Luiza reluziu em um vestido metalizado dourado. E para fechar, encantou 'à bordo' de um casaco 'piume', com penas e plumas dando a sensação de estarem flutuando. Tons terrosos foram a grande aposta.

 

 

Neutrinos e vulcões inspiraram a coleção de Gloria Coelho

Gabriele Lorscheiter

IMG 3574Gloria Coelho encerrou a quarta noite de desfiles do Donna Fashion, a estilista. depois de sua estreia no DFI em 2010, retornou nessa edição trazendo parte dos looks apresentados na última edição da São Paulo Fashion Week. A paixão pela astrologia e a proximidade do fim do mundo levaram para a passarela peças inspiradas em neutrinos e vulcões.

Os looks vieram com um mix de tecidos, e para começar, a mistura do couro de vaca malhada e a lã desfilaram na passarela. A transparência, os bordados em cristais, e os babados nos vestidos deram o clima espacial e vulcânico proposto pela estilista. Os mantôs e as capas estiveram presentes. Nos vestidos longos os paetês de cetim de seda bordados à mão no tule fecharam o desfile com muito luxo.

Na cartela de cores, o preto, o branco, o nude e o camelo, além do forros coloridos em tons de azul, laranja, verde limão e vermelho chamaram a atenção. Sapatos, botas e ankles boots compunha os looks.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA