banner multi
Capa Memória Cultura Moda #1 DFI 2014 - primeiro dia (07/04)
#1 DFI 2014 - primeiro dia (07/04) Imprimir
Escrito por Eduarda Kroeff, Juliana Pereira, Nadia Silva, Thyri Berneleul, Suellen Santos. Fotos: Eduarda Kroeff   
Quinta, 10 de Abril de 2014 - 15:43

desfile-LouLoux-07

 

Louloux

Loulux contra homofobia

LouLoux-001

No primeiro dia do Donna Fashion Iguatemi, um protesto contra a homofobia surpreendeu quem aguardava os cobiçados sapados da Louloux, do designer Cristiano Bornzatto.

E a manifestação:"Homofobia é muito cafona", chegou à passarela letra por letra, nas mãos das modelos, e com uma performance de vocalista Tonho Crocco, da Ultramen, o que destacou ainda mais os sapados da marca, super coloridos e assimétrécos que vão estar nos pés das gaúchas neste inverno.

Antes do desfile, a jornalista Kátia Suman leu um texto da escritora Claudia Tajes e explicou o que levou a Louluz a protestar e manifestar-se contrária à homofobia e ao preconceito. Ao relacionar o tema ao mundo da moda ressaltou: “Na moda tem lugar para o Kitsch, para o brega, para o mau gosto, para o fora do padrão, para o que se quiser”.

A marca de calçados Louloux uniu musica e moda em um desfile repleto de sapatos e sapatilhas coloridas, botas e saltos para todos os gostos.

Antes da Louloux, os desfiles do Next Generation, Gang EntreMeios, Colcci e Enjoy mostram suas coleções. A noite do primeiro dia encerrou com Tufik Duek.



Next

Next Generation

Antes dos desfiles abertos ao público, numa parceria com o Senac, ocorreu o Next Generation, um desfile para os estreantes no mundo da moda socializarem as suas criações. E a apresentação começou com os vencedores da última edição, Marcos Mandella e Fraciele Adam, da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Vestidos e macacões em tons claros foram o destaque da coleção que valorizou duas palavras globais: freedon e obsession!

Na sequência, os calouros do curso de Designer de Moda do Senac, da  Ulbra Canoas e UCS, mostraram suas produções. O destaque da 15º edição do Donna Fashion receberá uma premiação.

Gang

Gang e Entremeios

apresentadora-Gang-EntreMeios

A Gang EntreMeios trouxe estilistas e artistas que se destacam no cenário gaúcho. E o vencedor, que concorre através do voto popular, deverá assinar a sua nova coleção.

O primeiro na passarela do DFI foi o porto-alegrense Marc Nieder, que trouxe looks masculinos e um único feminino: um clássico longo em preto com decote nas costas. Para eles, o preto também foi destaque, junto ao roxo e o bordô, que coloriram camisas, calças e até uma inovadora capa. E o destaque foi para o veludo e o algodão.

Na coleção da Gang, Like a Boss, uma performance divertida abriu o desfile. Flanela, xadrez, couro e estampas florais deixaram os looks alegres e mostraram que a Gang segue a proposta de vestir jovens descolados.



Estilistas

Gang EntreMeios:Marc Nieder,19 anos 


Marc-Nieder-Modelo-principal

Marc Nieder e o modelo John

Entrevista

Universo IPA - Quais as tuas principais inspirações no mundo da moda?
Marc - Deener Pamplona de Abreu, que foi o primeiro estilista do Brasil; Balenciaga, Coco Chanel, Giorgio Armani,

IPA - Qual a tua experiência com eventos deste porte?
Marc - É minha primeira vez no Donna, exibindo minha coleção. E vem mais capas por aí!

IPA - Já participastes de outros eventos?
Marc - Eu criei minha coleção ano passado. Está tudo correndo muito rápido. Eu tenho 19 anos! Hoje já vendo na Pandorga (http://blog.lojapandorga.com.br/) e outras lojas.

IPA - Achas difícil lidar com a rapidez e a correria do sucesso?
Marc - Eu não acho, porque eu só faço o que eu gosto. Nunca fiz o que eu não gosto, então não é cansativo.

IPA - E quem tem dom pra moda nasce com isso?
Marc - Expressar-se nas roupas, pois a roupa diz tudo sobre ti, teu estilo, teus gostos, teu humor.

Para conhecer o trabalho, acesse: www.marcnieder.com.br 

Colcci

Gisele Bundchen, modelo que divulga a coleção de inverno da Colcci 2014, não veio para o DFI POA. O destaque da marca na passarela foi a gaúcha, Miss Brasil 2012, Gabriela Markus.

E quem disse para a Colcci que a barriguinha de fora já era, se enganou! A marca trouxe para a passarela feminina uma moda esportiva urbana, onde os cropped tops estão em diversas composições: sobrepostos por maxicasacos e compondo looks com shortinhos, minissaias e calças jogging.

O jeans predominou na coleção. Mas o nylon, o couro e o algodão também ganharam destaque. Na coleção masculina, pernas de fora com bermudas, calças coloridas, jaquetas que misturam couro e lã e muitos maxicasacos. 

Enjoy

Com a nova coleção "Coletâneas" e a atriz-destaque na passarela, Taís Thormann, a Enjoy resgata o tricô e o tingimento natural, além de valorizar o jeans, a viscose, a malha resinada, o couro ecológico e o animal print. Vestidos longos e com estamparias coloridas, jaquetas bomber, conjuntos em sarja e as echarpes foram os destaques.

Tufi Duek



A África foi reverenciada pela Tufi Duek. Ela resgatou um pouco da selva e do urbano do mais antigo continente, com uma criação do estilista Eduardo Pombal, paulista, 47 anos, que caiu no gosto das brasileiras.

Sensualidade, cortes perfeitos, transparências e rendas. Preto, branco e muitos tons de verdes coloriram a coleção. Nos pés as botas de acima dos joelhos em tecido completaram vários looks. 

 

Entrevista como diretor da
Joy Model Management RS, Cleber Machado

por Nadia Silva e Juliana Pereira

 

Universo IPA - O que tu achaste do desfile de hoje?
Cleber Machado - Eu "tô" super feliz, na verdade. Eu já tinha visto a coleção do Tufi Duek em SP. É uma coleção super bonita, que trouxe muitas peças conceituais e comerciais. Gostei da Colcci e achei incrível o desfile da Louloux, pois llevantou o publico por uma boa e justa causa.

 

Universo IPA - O que achaste do novo formato do Donna Fashion, mais próximo do publico?
Cleber - Acho legal, quando se tem um evento comercial como DFI, que trás o que foi ditado sobre a moda lá fora para o público consumidor. Quanto mais a gente se aproxima da moda e entende que se trata de um mercado capaz de gerar muito dinheiro no mundo, é excelente

 

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA