banner multi
Capa Memória Cultura Moda #3 DFI 2014 - terceiro dia (09/04)
#3 DFI 2014 - terceiro dia (09/04) Imprimir
Escrito por Nádia Silva, Sullen Silva Santos, Joana Troian e Juliana Pereira. Fotos: Juliana Pereira   
Segunda, 14 de Abril de 2014 - 16:38

terceiro-diaUm talkshow com o estilista Alexandre Herchcovitch e a editora da revista Donna, Mariana Kalil abriram o Donna Fashion Iguatemi da quarta-feira (9/04). Franjas e estampas animal print foram os destaques da 3ª noite de desfiles, quando as marcas Cavalera, Lança Perfume, C&A e Canal apresentaram suas coleções para o inverno 2014.

Na passarela do Senac-Next Generation, desfilaram as suas produções as instituições de ensino superior: Ideau, Ulbra Torres e Universidade Católica de Pelotas. Já no projeto Gang EntreMeios foi a vez dos estilistas Rafael Chaves e Júlia Avancini atestarem a criatividade.

Gang

Moda vinda de fora

por Joana Troian

O projeto Criadores Gang EntreMeios mostra o talento de cinco gaúchos no mundo da moda, selecionados pela curadoria de Débora Tessler e patrocinado pela Gang. No terceiro dia do Donna Fashion Iguatemi, foram apresentadas as coleções de dois concorrentes à criação da próxima coleção da Gang: Rafael Chaves e Júlia Avancini.

Rafael mostrou o seu talento com peças da sua coleção "Step Into The Abyss", (Pise No Abismo). "São dois abismos: um é o extremo fundo do mar e o outro, o extremo espaço". Toda a coleção foi nesta temática, explicou Rafael.

Sua concorrente, Júlia Avancini, veio em seguida, e mostrou a sua coleção, 'Mach Point'. A nova estilista relata que morou e estudou em Milão, e destaca a importância da cidade italiana na sua vida: " Minha vida se resume a 'antes de Milão' e 'depois de Milão', porque é lá que as coisas acontecem; e acontecem antes do que aqui no Brasil".

Júlia teve aula com professores que faziam parte da Semana de Moda de Milão. Pessoas que, segundo a estilista, tem uma carga de informação muito grande, pois trabalham com grandes marcas como Louis Vuitton e Hermès. "Eu posso dizer que isso me influenciou muito. Milão foi um grande marco pra mim". E aconselha: "Quem tiver a oportunidade de morar, em qualquer lugar que seja, fora daqui, é fundamental e bacana. Vale a pena", afirma a estilista.

Com a coleção montada em apenas duas semanas, especialmente para o desfile Donna, Júlia tem expectativas em relação ao pós-desfile, pois se ganhar o concurso, espera poder atender as expectativas da Gang e fazer um bom trabalho.

Cavalera

Peças de Rafael Chaves

A Cavalera foi uma das mais aguardadas no 3º dia do Donna Fashion. Com um desfile inspirado na Turquia, Líbano, Indonésia e Índia, a marca mostrou em sua coleção de inverno, um universo Islã-Punk, e promete arrasar!

Para o público feminino, as batas, camisas e camisetas desfilaram com motivos que lembram o Oriente Médio, juntamente com a tradicional burca. Vestidos bicolores, com paetês e muitos bordados além do tradicional jeans, em cores escuras, também foram atrações.

A nova coleção masculina não deixou fora a boa e velha pegada rock'n'roll, que aparece em coletes, jaquetas de couro, sobretudos e moletons. Nos pés, tênis, coturnos e sandálias.

Lança Perfume

Alícia Kuczman para Lança Perfume

A Lança perfume contou com a presença da modelo Alicia Kuczman, de 20 anos, que acaba de desfilar no São Paulo Fashion Week, onde foi eleita uma das lindas na passarela.

A marca trouxe um desfile com muitas plumas, jeans em peças inusitadas, transparências, estampa animal e couro. Os maxi acessórios incluindo pedrarias, as franjas e decotes, apareceram em peças ajustadas ao corpo e fluidas, em tecidos leves e mais encorpados. Destaque para as calças de boca larga. E nos pés, sandálias e botas com saltos altíssimos.

Canal

Noite fecha com desfile da Canal Concept

O último desfile da noite foi da Canal Concept, inspirada na divergência de mundos e na beleza do contraste entre esses universos. Ao usar couro, lã, franjas em peças sofisticadas, muito preto, brilho e pedras, mostrou como a personalidade da marca pode ser influenciada por diferentes culturas.

Entrevista

Bate bola com Alexandre Herchcovitch

por Nádia Silva

Na quarta-feira, um dos pontos altos do Donna Fashion foi a sessão de perguntas com o estilista Alexandre Herchcovitch. Entre tantas que respondeu, Alexandre deixou claro que um estilista deve colocar a sua personalidade nas criações.

E quando questionado sobre os 20 anos da Cavalera, Herchcovitch, que pretende lançar um livro sobre a sua carreira, destacou: "Sempre agarrei todas as oportunidades. No inicio falava sim para tudo. Eu pegava todos os trabalhos da faculdade, sempre aproveitei demais o local e as chances. Pra mim ter espaço foi a grande oportunidade obtida da minha".

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA