banner multi
Capa Memória Cultura Moda #4 DFI 2014 - quarto dia (10/04)
#4 DFI 2014 - quarto dia (10/04) Imprimir
Escrito por João Vieira, Luciana Rabassa e Leticia Caimi. Fotos: Juliana Villeroy e Alina Schmitt dos Reis   
Quarta, 16 de Abril de 2014 - 14:28

Na passarela da Praça Érico Veríssimo do Shopping Iguatemi, na quinta-feira, (10/04), último dia do Donna Fashion Iguatemi 2014, as marcas Datelli, Spezzato, Mandi, Carmen Steffens e Ocksa mostraram as suas coleções de inverno. No projeto Criadores Gang e Next Generation foram apresentados os seus vencedores. Confira os resultados!

Next

Next Generation

por Luciana Rabassa e Leticia Caimi

A noite de quinta-feira foi reservada para apresentar os três vencedores da nova geração de estilistas. O primeiro lugar foi para Jenifer Brollo, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que se inspirou na Segunda Guerra Mundial. O segundo foi para Jéssica Madruga Silva, da Universidade de Pelotas, e o terceiro para Jonas Vidal Junior, da Universidade de Passo Fundo. Criatividade, originalidade e adequação do tema foram os quesitos do julgamento.

Entremeios

Criatividade definiu vitória de "criadores Gang Entremeios"

gang-entremeios-02

por Luciana Rabassa e Leticia Caimi

Após quatro dias de desfile do concurso "Criadores Gang EntreMeios", os internautas tiveram a oportunidade de escolher os vencedores, através do site Donna Fashion Iguatemi. Dos cinco participantes, dois foram os vencedores: Claudia Goulart, representante feminina, e Eduardo Egs, masculino. Dos 3.047 votos, Claudia levou 37% e Eduardo 38%.

A designer de moda inovou nas criações, ao investir nos moletons. Surpreendeu a todos com peças que se transformavam: uma bolsa virou jaqueta e um vestido longo, virou curto. Em um bate-papo, Claudia se mostrou feliz com a vitória e espera o briefing da Gang para participar da criação da coleção primavera verão, que estará nas lojas, a partir de setembro. Já Eduardo ousou na criação de camisetas com frases de músicas famosas e dizeres populares: "E eu gosto de meninos e meninas" e "Quem nunca?", autenticidade que, com certeza, fez dele o campeão.

Carmen

Carmen Steffens aposta em looks luxosos para a próxima estação

por Letícia Caimi

A grife Carmen Steffens trouxe para o último dia do Donna Fashion Iguatemi, muito brilho, spikes, dourado e estampas diferenciadas. Na passarela, looks luxuosos, peças metalizadas, couro e camisas jeans, com destaque para a cor preta que predominou durante o desfile. Além das roupas, bolsas, sapatos e óculos escuros da marca, chamaram à atenção da plateia.

A top Renata Kuerten foi a primeira a pôr os pés na passarela, e a última também. Ao final do desfile, a modelo recebeu aplausos ao desfilar com um vestido de tricô preto com detalhes em dourado e sandália de salto alto.

 

Gang

Gang: a proposta é mesclar tribos

por João Vieira

A última noite de eventos do Donna Fashion Iguatemi 2014 foi marcada por uma mescla de gêneros e tribos distintas. Em um desfile dinâmico voltado à teatralidade, a Gang trouxe ao público o "jovem contemporâneo": Informado, de atitude e características marcantes.

Com um cenário contendo objetos que remetiam às diferentes tribos, ocuparam a passarela, os usuários das redes sociais, os músicos de influência rock, os tão reconhecidos hipsters e os que valorizam a aparência como forma de expressão. Cada qual integrou um grupo, que dividiu o desfile em quatro setores de temáticas diferentes. A proposta pareceu agradar seu público pela criatividade e versatilidade.

A mistura de estampas, sobreposições e texturas estiveram presentes em toda a coleção. O couro quebrou padrões de formalidade, o jeans manteve seu papel de conforto, além dos coturnos, tão influentes em coleções anteriores, que ganharam agora um aspecto mais despojado e casual. Diferentes trilhas embalaram as performances.

Fotos de Alina Schmitt dos Reis

Fotos de Juliana Villeroy

Spezzato

Raica Oliveira no desfile da Spezzato

por Luciana Rabassa

O desfile da marca Spezzato contou com a presença da modelo brasileira Raica Oliveira, que também desfila para marcas internacionais. A top iniciou e finalizou a sua participação usando um vestido. As cores preto, bordô e vermelho predominaram nos vestidos e casacos. O uso do xadrez também ganhou destaque. Já o cinza com branco e vermelho foram utilizados juntos, e a estampa animal print coloriu roupas e botas. Ponchos em tricô deram um toque final aos modelos, e o uso de óculos escuros foi um diferencial no desfile.

Mandi

Thiago Volpato foi a grande estrela

por Luciana Rabassa

No desfile da grife Mandi, a grande estrela foi o modelo Thiago Volpato. Nas criações masculinas, destaque para os sapatos que desfilaram cheios de estilo, conforto e modernidade. A marca investiu na cor bordô e preta em camisas, jaquetas e calças, assim como também no tom escuro e básico do verde. Nas camisas deles, ênfase no azul escuro e cinza. Nos looks femininos, destaque para as botas de salto baixos e tênis com tachas, conferindo um estilo despojado, combinado ao uso de shorts e blusões.

Datelli

Tendência over the knee, uma inspiração Datelli

 por Leticia Caimi

A modelo Rafhaela Sirena, foi o grande destaque do desfile da Datelli na última quinta-feira, dia 10, na 22ª edição do Donna Fashion Iguatemi. Esbajando charme e confiança, a top entrou na passarela usando uma bota preta de salto alto e acima dos joelhos, sendo esse modelo uma das inspirações da marca para a coleção outono/inverno 2014, a tendência over the knee.

A Datelli apostou também, na diversidade de cores e em sapatos e botas de saltos baixos, ideais para o dia a dia. Para os homens, calçados que visam o conforto e a elegância em qualquer ocasião. Além disso, a marca trouxe à passarela sua coleção de bolsas femininas, entre os modelos clássicos e os mais sofisticados.

 

Ocksa

Branco, cinza e transparências

por Luciana Rabassa

Encerrando com chave de ouro a última noite dos desfiles do Donna Fashion Iguatemi 2014, a marca gaúcha Ocksa esbanjou irreverência em sua participação, com modelos que pareciam ter aterrissado na passarela. Branco, cinza e a transparência, estavam presentes nos looks em malha, plástico, veludo e fitas de náilon na coleção Parachute, a primeira criação da grife, já apresentada no Fashion Rio.

A coleção dos estilistas gaúchos Deisi Witz e Igor Bastos ganhou notoriedade, após a apresentadora Xuxa usar um modelo em seu programa no fim do ano passado.

Entrevista

A atitude que influenciou Egs

gang-entremeios-03

por João Vieira

Além de criador da marca Brutal Camisetas e primeiro lugar no Gang EntreMeios, Eduardo Egs é publicitário há mais de dez anos. Produtor de conteúdo em redes sociais, viveu na Austrália entre os anos de 2007 e 2009 e também atua como comentarista musical em site e revistas online. O Marketing Digital parece ser sua paixão.

Universo IPA - Qual a sensação de ter um trabalho reconhecido diante de todo o público?
Eduardo Egs - A sensação é muito boa. Saber que o trabalho da gente é reconhecido, que fez o pessoal votar e torcer para que a gente ganhasse, é muito bom.

Universo IPA - Para as pessoas que estão começando agora no mundo da moda: o que tu aconselharias?
Eduardo - Referências. Buscar muitas referências do que tu gostas, do que tu achas legal, além de divulgar as peças. Falar com os amigos para que divulguem no facebook e no instagram, porque assim as pessoas vão comentar e o teu trabalho vai ser conhecido.

IPA - Qual a influência de Porto Alegre no mundo da moda?
Eduardo - Eu acho que a palavra mais usada, às vezes, em vários sentidos, é a atitude, e os porto-alegrenses têm muito disso. A sociedade como um todo busca expor suas vontades, sua personalidade, e isso é retratado no modo em que elas se vestem. As pessoas gostam de colocar nas redes o que estão vestindo, se preocupam bastante com o visual. Da minha parte, eu sempre fiquei observando o que as pessoas falam, que roupas que elas usam ou o que elas conversam na internet; o jeito como elas conversam. Isso me influência bastante.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA