Capa Memória Cultura Moda Talentos do Design de Moda mostram suas produções no pátio central do IPA
Talentos do Design de Moda mostram suas produções no pátio central do IPA Imprimir
Escrito por Moisés Machado
Terça, 14 de Outubro de 2014 - 00:43

FormatFactoryDesfile03Uma noite de sonhos para guardar na memória, foi o que o Curso de Design de Moda ofereceu aos alunos do Campus Central, na noite da quinta-feira (09/10). O ambiente escolhido, o pátio do Prédio C, parece ter sido planejado para receber o desfile e colaborou para que o evento fosse um sucesso.

Com uma estrutura de arena, debruçados sobre os gradis, centenas de alunos, do solo ao alto do terceiro andar do prédio, assistiam encantados ao espetáculo, que colocou em evidência as produções das futuras designers de moda: Camila Fávero, Letícia Aragon, Adriana Gularte, Patrícia Marques e Pâmela Pires. Os look's apresentados tiveram as mais variadas inspirações e parte da coleção esteve em evidência no Donna Fashion deste ano.

O coordenador do curso Cristiano Cunha, entusiasmado com o sucesso do desfile, que encerrou a Semana Acadêmica de Moda e Design, destacou: "O desfile é a materialização do trabalho das alunas. Junto com o setor de eventos, pensamos em fazer aqui no Campus Central, para sair um pouco do DC (sede do curso) e mostrar o que lá é realizado". Cristiano ainda acenou com a possibilidade dos demais desfiles, que são realizados uma vez por semestre, serem realizados no mesmo local.

FormatFactoryDesfile01

Inspirações na passarela

Camila Fávero explica que os seus dois looks apresentados foram inspirados no "Festival das cores da Índia, o Holi", que confere o nome à coleção. Ao abusar da estampa, junto com os paetês e franjas, mostra os pós que os indianos utilizam durante o festival, criando, então, a ilusão de uma espécie de splash de tinta, que pinta pessoas e respinga nas roupas". E justifica: "Escolhi isso porque na Índia as castas são muito marcantes, e durante o festival, eles esquecem as divisões sociais e todos comemoram juntos.". A coleção utilizou muitas cores e brilho. A mensagem, segundo a designer, é passar uma ideia de leveza, juventude e alegria.

Para Letícia Aragon, a inspiração veio da tribo nômade africana Rimba e as cores de Miró. Ao trabalhar com as coleções das filhas de gaia, usando dois temas distintos, porém com uma ligação, que são a simplicidade da tribo e a candura das cores de Miró, "eu quis passar a ideia de vestir bem, com roupas elaboradas, mas sem perder a essência e a simplicidade", destaca.

Com o tema "Amor em Paris" em seus look's, Adriana Gularte foi buscar inspiração em Paris, na Pont des Arts, onde turistas apaixonados costumam colocar "cadeados do amor", e também no Le Mur des Je t'Aime, uma parede onde está inscrita a frase 'Eu te Amo' em mais de 300 idiomas. Localizada na região de Montmartre, ao norte de Paris, foi imortalizada pelo filme da Amélie Poulain, "A ideia foi de uma garota indo a Paris com seu grande amor, e isso eu quis transmitir, o romantismo, pois o amor algumas vezes existe e podemos criar uma memória muito linda com ele".

O balanço do mar aliado à divindade Iemanjá, foi o tema escolhido por a Pâmela Pires , com destaque para a elegância e sofisticação dos bordados feitos a mão. "Eu quis passar leveza, diversão, mas ao mesmo tempo elegância e sofisticação, aliados ao um produto personalizado", destaca a proprietária do Ateliê Pâmela Pires.

FormatFactorydesfile04