Capa Memória Cultura Moda Criatividade à mostra
Escrito por Tássia Jaeger | Fotos: Emmanuel Denaui
Sexta, 02 de Outubro de 2009 - 15:40

DFI06

Para entrar no clima do Donna Fashion Iguatemi 2009/2, algumas lojas criaram manequins personalizados agregando moda, música e atitude, ao estilo da marca.

As criações estão expostas na frente das lojas para apreciação, mas podem ser conferidas de antemão aqui embaixo.

Estudante de Moda do IPA está entre as candidatas ao Next Generation 2009/2

renata_laura

Laura Krug Marques, 20 anos, estudante de Moda do 6º semestre do Centro Universitário Metodista, do IPA, é uma das participantes do Next Generation 2009/2 do Donna Fashion Iguatemi, concurso que elege a cada ano um novo talento para desfilar sua coleção nas passarelas do evento.

Inspirada na cantora Maysa Matarazzo e essencialmente na sua música “O dia das rosas”, Laura buscou agregar em sua criação os três elementos-chave do evento: moda, música e atitude. O vestido estilo anos 50 curto, tomara-que-caia, em dois tons de rosa claro, mistura justamente as duas características mais marcantes de Maysa: o romantismo e a agressividade. Isso porque apesar de compor músicas românticas (representadas no vestido pelo modelo e pelas cores), Maysa era muito incisiva em relação às criticas que recebia da imprensa e da sociedade devido ao seu comportamento inconvencional. Então, para representar essa agressividade, Laura optou por incrementar o modelo com rosas em arame no busto e mais detalhes do mesmo material abaixo da cintura.

Laura admira Maysa e não concorda com a taxação de melancólica dada à artista. Justifica sua defesa através de um trecho da sua música “Resposta” que diz “Eu só digo o que penso, só faço o que quero e aquilo que creio”. De personalidade forte - tendo um comportamento particular se comparado ao de outras mulheres de sua época -, intérprete de músicas românticas e protagonista de uma vida particular regada a paixões arrebatadoras, e ícone da moda nos anos 50,60 e 70, Maysa certamente corresponde à idéia do Donna Fashion Primavera/Verão sendo portanto uma escolha acertada da estudante.

Das ruas para as passarelas

grafiteiro

Luis Flávio, 37 anos, grafiteiro, foi um dos responsáveis pela criação das estampas da coleção Primavera/Verão que a Spirito Santo apresentou na passarela do Donna, às 19 horas desta quarta-feira, 30.

Seguindo a linha rock da grife gaúcha, Luis conta que os grafiteiros convidados tiveram muita liberdade autoral. Assim, usaram e abusaram da sua criatividade sem no entanto fugir da proposta da coleção a qual ele chama de “Califórnia Style”.

Dentre suas criações destaca as estampas do Jim Morrisom, do fusca com malas em cima e os desenhos dos shapes que alguns modelos carregavam.

Luis observou que há uns 10 anos a forma de vestir dos skatistas era mais conhecida como “maloqueira”, sendo mal vista pela sociedade. Mas que ultimamente com o destaque da juventude no cenário da cultura urbana, o estilo tem sido muito respeitado e valorizado. Tanto que hoje a maneira desleixada de se vestir perdeu a conotação pejorativa e ganhou as passarelas sendo símbolo de estilo e ganhando status de moda.

O grafiteitro confessa que acha estranho ver uma maneira tão particular de uma tribo vestir-se virar modismo. Não tem nenhum tipo de preconceito, mas aconselha que as pessoas busquem sua individualidade agregando das tendências aquilo que tem a ver com seu estilo e com seu mundo, procurando ter atitude e personalidade.