banner multi
Capa Memória Cultura Moda Verão 2011 no Donna Fashion Iguatemi
Verão 2011 no Donna Fashion Iguatemi Imprimir
Escrito por Manu Rysdyk, Mônica Brum e Vanessa Cutruneo. Fotos de Emmanuel Denauí   
Sexta, 24 de Setembro de 2010 - 02:22

aIMG_1688A Agência Experimental de Jornalismo (AJor) dá início a mais uma cobertura do Donna Fashion Iguatemi (DFI), o maior evento da moda gaúcha, e vai trazer para o site as informações sobre os principais desfiles, que ocorrem de 22 a 26 de setembro, com as  tendências para o verão 2011.

Nesta 13ª edição, contamos com a participação das repórteres Mônica Brum e Manuela Rysdyk, que se despedem da cobertura acadêmica para, no final deste ano, integrarem o time dos jornalistas com diploma. Também integram a equipe da Ajor a acadêmica Carol Moura, parceira desde a primeira cobertura do DFI, Vanessa Cutruneo, do 2º semestre, Aldrem Silva e Gidiane Farias de Oliveira, do 1º semestre, que fazem sua estreia no DFI  ao cobrir o Next Generation.

A equipe está acompanhada do fotógrafo, revelação nas coberturas de moda, Emmanuel Denauí. Também expõem seus ensaios fotográficos as alunas Manu Rysdyk e Gidiane de Olieveira.

E o  visual do site e as postagens são do editor gráfico & webdesigner, Carlos Tibusrki, veterano em coberturas.

Esperamos que os visitantes do nosso site possam mergulhar um pouco no mundo da moda, uma editoria que a cada ano conquista mais espaços.

Lisete Ghiggi
Supervisora da Agência Experimental de Jornalismo


 

Mara Mac: uma coleção sóbria

aIMG_1160bx

Manu Rysdyk

A temporada de verão começou no Donna Fashion Iguatemi (DFI). A primeira marca a apresentar as suas apostas para a estação mais quente do ano foi a Mara Mac. Uma coleção sóbria, com formas limpas e sem volume. Vestidos e calças em corte reto deram sofisticação às peças.

A inspiração para o verão Mara Mac veio com a ideia de transformação e constante reconstrução, como a natureza diante da catástrofes naturais. A tradução para a passarela veios nas cores e na modelagem mais precisa.

Os tons mais claros contrastaram com o verde e o vermelho chama. Num desfile com poucas cores fortes, o destaque ficou por conta dos vestidos com estampa que remetia a folhas e ao verde energético da germinação. As formas geométricas nos decotes e as transparências deram caimento e revelaram as curvas do corpo feminino. O make up de Mara Marc optou por marcar os olhos e o 'franjão' completou o look.

 

 

O branco puro da Bob Store

adonnafashion_quarta_161

Mônica Brum

O desfile da Bob Store trouxe o branco para a passarela, aquele branco puro, usado em alfaiataria e misturado com a renda e a prata, que traz o clima do verão e realça da pele bronzeada.

Os detalhes fizeram o desfile. Ombros marcados, rendas, acessórios em prata, aplicações nos bolsos e franjas deram origem a uma mistura de hippie-chic e grounge. A inspiração da marca foi o estilo descolado de viajantes, aqueles que estão em todos os lugares, sempre antenados nas tendências étnicas, culturais e artísticas.

Os destaques foram as aplicações de rendas nas peças que ficaram um luxo, e o branco rico com alguns detalhes em cor. Renata Kuerten foi a modelo destaque do desfile, e a cada entrada arrancou suspiros com um belo bronzeado e vestida com branco.

 

 

Spezatto investe no verde militar

aIMG_1480

Mônica Brum

O terceiro desfile da noite foi da Spezzato. Logo nas primeiras peças ficou evidente a inspiração militar. Era muito verde musgo, nude, uma presença forte do militarismo e elementos retrô. Misturado a isso, ainda se podia ver um pouco de tule e babados nos vestidos.

Para dar um ar romântico à coleção vieram os florais, acompanhados de borboletas traduzindo o estilo urbano e também o mais romântico. O preto também apareceu, com laços, decotes charmosos e um pouco de modernismo.

No desfile da Spezzato se observou muitas aplicações, uma leve presença de tye-dye, ( técnica simples de tingir tecidos) e muitos cintos literalmente amarrados, chapéus e jeans. Jaquetas jeans, shorts e camisas também se destacam na coleção. A atriz Larissa Maciel, atração da Spezzato, em uma de suas entradas na passarela, veio toda de jeans.

 

 

Muita sensualidade e estampas na Forum

aIMG_1688

Manu Rysdyk

O desfile que fechou a primeira noite do DFI foi o mais verão de todos. Veio com cores quentes, sensualidade e estampas exclusivas. Até o neon voltou na moda verão 2011 da Forum. 

Uma coleção inspirada nos dias quentes e à beira da praia de areias brancas. O cabelo molhado e o make up com blush e batom coral casaram muito bem com a ideia de verão da marca. Além disso, o roxo e o amarelo formaram uma combinação quente. Essas cores foram combinadas com tons mais neutros, como o branco e o cadilac. O destaque foi para a estampa mosaico que apareceu em diferentes peças.

O tradicional 'Jeans Forum' veio com lavagem especial, claro e manchado. O jeans foi misturado com ele mesmo e com peças estampadas, como a que lembrava pingos de água e, também, aos elementos de fé, esperança e positivismo, como os amuletos. Os clogs, ou tamancos, hit da estação, apareceram várias vezes no desfile da marca.

A modelagem mais enxuta e colada veio tanto no Denim como nas peças para noite. O vestido colado ao corpo de neopreme e o sapato do mesmo tecido é o modelo que a mulher da Fórum vai usar. O paetê preto e prata trouxeram o glamour para a marca.

 

 

Next Generation, no lounge

Vanessa Cutruneo

A passarela Next Generation, localizada no lounge do evento, foi montada especialmente para os desfiles das coleções de 20 estudantes de moda, que participam do concurso Next Generation e buscam uma classificação. Serão quatro estudantes escolhidos para, no próximo ano, apresentarem suas coleções no Donna Fashion Iguatemi.

Dois desfiles mostraram a produção dos acadêmicos do curso de moda. A primeira coleção foi da estilista Bárbara Russowsky, da grife MuyGuappa, caracterizada pela influência greco-romana, mesclada com formas limpas e forte tendência minimalista.

A segunda coleção a desfilar foi do estilista Jayme Kersting e a sua coleção Sportcostura. Com peças que foram criadas exclusivamente para o público masculino, com ênfase na alta costura, a produção do acadêmico trouxe detalhes funcionais e modelagens inovadoras associadas à alfaiataria.

 

 

[ entrevista ] Backstage

Vanessa Cutruneo

Cristiane Cirimbelli De Luca é jornalista, com MBA em Marketing e mestranda em Comunicação. Presente ao DFI ela analisa a primeira noite de desfiles, fala das tendências da moda verão 2011 e revela o que mais gosta de usar.

Universo IPA - Dos desfiles que você assistiu, o que mais se destacou?
Cristiane Cirimbelli De Luca - Olha, cada um teve coisas que gostei muito, isso é bem difícil, ainda mais para o primeiro dia. Por gosto pessoal fico com o desfile da Spezzato.

Universo IPA - O que você usaria da coleção?
Cristiane - Quase tudo. Gostei muito looks navy. A combinação das cores: branco, azul marinho e vermelho, pra mim, é a cara do verão. Os vestidos de noite com todos aqueles drapeados também ficaram ótimos, apesar de que eu teria que ter cuidado para usar por causa do quadril. A coleção da Spezzato sempre tem modelos para todos os gostos. Para as mais românticas, estão as cores pastel, laços, tecidos leves. Há também a inspiração militar na estampa camuflada de fundo claro, nos verdes militares, nos tons terra. O militar e o romântico ficaram bem marcados e foram identificados de cara.

Universo IPA - O que você considera forte tendência feminina e masculina para este verão?
Cristiane - Normalmente nesta época já estou por dentro de tudo o que vai estar em alta na estação, mas com a correria da vida, atualmente estou meio por fora. Considerando o que as quatro marcas apresentaram no primeiro dia, terá muito branco, tons naturais como os crus e o bege. Cores mais fortes só nos detalhes. As modelagens estão mais soltas, os vestidos fluidos, e nos pés as summer boots, as rasteiras, os tão falados clogs, as sandálias de salto com tiras. Outro detalhe é a cintura marcada e alta, e vi muito tie dye. Acho que os anos 70 dos hippies estão dando os ares nesse verão.

Universo IPA - Como você gosta de se vestir no dia a dia?
Cristiane - Uso muito preto nas roupas e cores nos calçados e acessórios. Se pudesse viveria de vestido, mas costumo ser bem básica, ouso mais nos detalhes, nos sapatos diferentes. No dia a dia só uso bota flat, sapatilhas e sandálias rasteiras. A produção mesmo eu deixo pra noite.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA