Capa Memória Coberturas Especiais Alô, acadêmicos do Jornalismo! Projeto 1000 em 1
Alô, acadêmicos do Jornalismo! Projeto 1000 em 1 Imprimir
Escrito por Redação da AJor
Terça, 19 de Março de 2013 - 16:26

Restam poucas vagas para participar do Projeto 1000 em 1, criado pela Associação Brasileira de Jornalismo investigativo (Abraji) e a Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, com o objetivo de reunir estudantes de jornalismo e habilitá-los a entrevistar grandes jornalistas a fim de relatar os bastidores das reportagens e séries de reportagens mais premiadas do Brasil.

A professora de Jornalismo Investigativo Luciana Kraemer, diretora da Abraji, explica como funciona o projeto: "Duzentos alunos se organizam em 100 duplas; cada dupla se encarrega de registrar os bastidores e o passo-a- passo de 10 reportagens que ganharam os prêmios mais renomados da imprensa brasileira". Ao final de um ano, o acervo será de 1000 registros. Já foram cadastradas 83 duplas: sete da região Sul, sendo cinco do PR, uma de SC e só uma do RS. Portanto, ressalta a professora, "A gauchada tem chance"!

Um dos objetivos do Projeto 1000 em 1 é permitir que os grandes craques do jornalismo difundam seu conhecimento tanto para estudantes, como para outros colegas.

O lançamento oficial do projeto ocorreu em outubro de 2012, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog. O resultado será apresentado publicamente entre os dias 12 e 15 de outubro de 2013, no 8° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e Congresso Global de Jornalismo Investigativo, evento, que ocorrerá na PUC-RJ, e que vem sendo anunciado como o maior congresso mundial de jornalismo investigativo.

Os estudantes candidatos já enviaram vídeos explicando como chegaram ao projeto, o que esperam fazer e com que jornalistas pretendem conversar... Aqui um exemplo:

Dentre os repórteres mais requisitados para entrevistas estão dois gaúchos: Letícia Duarte (ZH) sobre a reportagem Filho da Rua, e Caco Barcellos. Temos vários repórteres gaúchos entre os mais premiados do Brasil, critério para ser entrevistado.

Inscrições

Para as vagas remanescentes, as inscrições estão sendo feitas através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Assim que os estudantes manifestarem o seu interesse é enviada uma ficha de cadastro com algumas orientações importantes como: ter uma dupla e um professor orientador para auxiliá-los no projeto.

Após o preenchimento da ficha é determinado um prazo para que a dupla produza um vídeo de até 5 minutos, onde se apresentam, contam como se conheceram, explicam por que querem participar do 1000 em 1 e indicam três reportagens premiadas que gostariam de conhecer os bastidores.

Reportagens premiadas

Para informações complementares, incluindo a lista de reportagens premiadas acesse: http://www.reporterdofuturo.com.br/index.php/projeto-reporter-do-futuro/projeto-1000-em-1/

Abaixo o link com depoimentos da Eliane Brum e Angelina Nunes, grandes personalidades do jornalismo brasileiro.