Capa Memória Coberturas Especiais Exército brasileiro promove curso para acadêmicos de Jornalismo
Exército brasileiro promove curso para acadêmicos de Jornalismo Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Segunda, 23 de Setembro de 2013 - 23:26

Foto-1No contexto da Operação Laçador – onde se simulam situações de conflito – o Exército Brasileiro promove uma série de iniciativas que visam ampliar e otimizar o contato com a imprensa. Entre elas, o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), voltado para estudantes de Jornalismo. Na edição deste ano, os ipaenses Gabriel Guidotti e Luiz Antunes fizeram a inscrição e foram selecionados para participar das atividades, que acontecem entre os dias 18 e 25 de setembro.

O encontro conta com graduandos de outras três faculdades da Região Sul: Unisinos, Uniriter e ESPM. Na abertura do evento, o coordenador da Comunicação Social do Comando Militar do Sul, coronel André Germer, falou da satisfação que é receber os participantes e desejou sucesso na conclusão do curso. Após, explicou os objetivos gerais do estágio, apresentando o organograma de atividades e normas gerais de segurança para evitar a ocorrência de incidentes. A apresentação inicial foi auxiliada pela tenente Luciane Ramos e pelo major Dick Marques.

A proposta do trabalho é mostrar o funcionamento do Exército Brasileiro e aperfeiçoar conhecimentos jornalísticos. O coronel Germer, que não tem formação em comunicação social, mas está acostumado a lidar com a imprensa, ressaltou a importância de divulgar uma informação correta que pontos e contrapontos. “Nosso foco não é pedir que nos poupem de críticas, mas estimular que sempre se levante o outro lado do fato”, explica. Jornalista por formação, a tenente Luciane complementou lembrando a imagem fechada que marcou o Exército durante muito tempo. Segundo ela, hoje a situação é totalmente diferente. “Damos resposta a 100% das solicitações dos veículos de imprensa, sendo que nossa página no Facebook é a mais curtida entre todas as instituições públicas do Brasil”, assinala.

A Comunicação Social do Exército é centralizada em Brasília, mas recebe contribuições de todos os comandos regionais espalhados pelo país. Os alunos participantes do ECAM, além de poderem observar de perto a Operação Laçador, terão a oportunidade de enviar seus textos para seleção e divulgação no site oficial das Forças Armadas.