Capa Memória Coberturas Especiais Treinamento militar para alunos de Jornalismo
Treinamento militar para alunos de Jornalismo Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Quinta, 26 de Setembro de 2013 - 18:10

exercitoSem temer a chuva e o vento gelado, os acadêmicos do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) participaram de um treinamento de campo na cidade de Sapucaia do Sul. A atividade aconteceu na terça-feira (24) e surgiu de uma parceria feita com 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, comandado pelo tenente-Coronel Freitas Silva.

Após uma palestra inicial sobre a programação do dia, os acadêmicos de Jornalismo foram encaminhados para a primeira delas: os primeiros socorros em situação de combate. Em uma experiência prática, os estudantes aprenderam como abordar as pessoas para não agravar o estado de lesões em áreas de conflito. Em um segundo momento, o grupo se dirigiu às matas da região para seu primeiro treinamento nas trilhas. A atividade exigiu capacidade física, equilíbrio para não escorregar no lamaçal e cumprimento de táticas militares buscando transpor os obstáculos do caminho. Na hora do almoço, aconteceu o primeiro contato com a ração utilizada pelo Exército em campo de batalha. Normas básicas de aquecimento e higiene foram passadas pelos oficiais, assim como instruções para a remoção de rastros.

foto1Em função do agravamento do frio e da chuva, a atividade da tarde foi cancelada. No encerramento, o jornalista da RBS TV, André Azeredo, que acompanha o grupo, entregou um diploma de agradecimento em nome de todos os participantes do ECAM ao comandante do Batalhão, destacando a hospitalidade dos militares e a mudança de paradigma comunicacional que o Exército vem implantando frente à sociedade civil. Durante os agradecimentos, André valorizou, também, os profissionais que acompanharam os estagiários ao longo do curso, parabenizando todos os envolvidos.

O tenente-coronel, por sua vez, destacou a importância da abertura do Exército para a imprensa e aventou a possibilidade de que aquele encontro volte a acontecer. “Quem sabe não nos vemos em um futuro próximo?”, concluiu.