Capa Memória Coberturas Especiais Saída de campo encerra atividade com os militares
Saída de campo encerra atividade com os militares Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Sexta, 27 de Setembro de 2013 - 12:07

alunosApós dias de palestras e treinamentos, os alunos do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) fizeram o encerramento do curso ao visitar, em Porto Alegre, as unidades do 3º Batalhão de Comunicações e do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (25) e se inseriu no contexto da Operação Laçador – treinamento do Exército para situações de guerra.

Na chegada ao 3º Batalhão de Comunicações, o tenente-coronel Olstan recebeu os estudantes exibindo um vídeo das atividades realizadas em 2013. O objetivo era contextualizar a função do Batalhão em circunstâncias de conflito militar. “Nossa missão é instalar, explorar e manter a estrutura das comunicações”, explicou. Após, um almoço foi oferecido para os participantes do curso.

Na sequência, o grupo se dirigiu ao 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Na palestra de abertura, o major Flávio Américo salientou a função da Cavalaria em relação às outras unidades do Exército, assinalando que ela entra em cena quando os batalhões de frente não conseguem transpor uma barreira estratégica. Para exemplificar a atuação, uma simulação foi realizada objetivando mostrar como se organizam inserções em zonas de tráfico de drogas.

simulO destaque ficou no passeio de blindado oferecido aos estudantes por dentro das ruas do quartel. Durante o trajeto, dúvidas sobre combate e utilização do veículo puderam ser sanadas junto a um oficial que acompanhou o grupo.

Diplomação

No encerramento, a diplomação dos participantes aconteceu no Museu Militar (Rua dos Andradas, 630 - Centro Histórico). A cerimônia teve a participação do Comandante da Comunicação Social do Comando Militar do Sul (CMS), André Germer, e do General de Brigada, Márcio Velloso Guimarães, Chefe do Estado-Maior do CMS.

A primeira edição do ECAM na Região Sul contou com a participação das faculdades IPA, ESPM, Uniriter e Unisinos. Fique atento às inscrições para o curso de 2014!