Após dias de palestras e treinamentos, os alunos do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) fizeram o encerramento do curso ao visitar, em Porto Alegre, as unidades do 3º Batalhão de Comunicações e do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (25) e se inseriu no contexto da Operação Laçador – treinamento do Exército para situações de guerra.
Na chegada ao 3º Batalhão de Comunicações, o tenente-coronel Olstan recebeu os estudantes exibindo um vídeo das atividades realizadas em 2013. O objetivo era contextualizar a função do Batalhão em circunstâncias de conflito militar. “Nossa missão é instalar, explorar e manter a estrutura das comunicações”, explicou. Após, um almoço foi oferecido para os participantes do curso.
Na sequência, o grupo se dirigiu ao 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Na palestra de abertura, o major Flávio Américo salientou a função da Cavalaria em relação às outras unidades do Exército, assinalando que ela entra em cena quando os batalhões de frente não conseguem transpor uma barreira estratégica. Para exemplificar a atuação, uma simulação foi realizada objetivando mostrar como se organizam inserções em zonas de tráfico de drogas.
O destaque ficou no passeio de blindado oferecido aos estudantes por dentro das ruas do quartel. Durante o trajeto, dúvidas sobre combate e utilização do veículo puderam ser sanadas junto a um oficial que acompanhou o grupo.
Diplomação
No encerramento, a diplomação dos participantes aconteceu no Museu Militar (Rua dos Andradas, 630 - Centro Histórico). A cerimônia teve a participação do Comandante da Comunicação Social do Comando Militar do Sul (CMS), André Germer, e do General de Brigada, Márcio Velloso Guimarães, Chefe do Estado-Maior do CMS.
A primeira edição do ECAM na Região Sul contou com a participação das faculdades IPA, ESPM, Uniriter e Unisinos. Fique atento às inscrições para o curso de 2014! |