banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Estudantes do IPA são chamados para o exame do ENADE
Estudantes do IPA são chamados para o exame do ENADE Imprimir
Escrito por Gustavo Nunes   
Segunda, 21 de Setembro de 2009 - 23:23

000_0734webCom o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante (Enade) divulga a lista do curso de Jornalismo, do Centro Universitário Metodista, do IPA, com os acadêmicos ingressos e concluintes, para a realização da prova e questionários.

O Enade será realizado no dia 08 de novembro, às 13h, com local a ser definido até 26 de outubro e divulgado através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos Correios. Os inscritos devem estar no local com uma hora de antecedência, sob pena de não poderem realizar o exame.

“O Enade é uma prova que faz parte de uma avaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para verificar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes dos cursos de graduação ao longo de sua formação acadêmica”, destaca Luciane Viegas, responsável pelo exame no IPA.

O ciclo de avaliação do MEC é de três anos e os cursos devem inscrever seus estudantes para participarem do Exame. Antes da realização da prova. Os universitários receberão em sua residência (no endereço cadastrado na Central de Atendimento ao Estudante - CAE), pelos Correios, um questionário socioeconômico que deverá ser respondido e entregue no dia da prova.

“A responsabilidade de inscrever os alunos é da instituição e o Enade corresponde ao currículo do curso. Ou seja, faz parte do percurso acadêmico do aluno. Sendo assim, sem o comparecimento no exame não poderá se formar. Além disso, o resultado do desempenho do aluno expressa a qualidade que o curso vem imprimindo no trabalho de formação. Esse resultado não serve somente para a instituição, mas será divulgado pelo MEC possibilitando uma análise do mercado de trabalho sobre esse egresso do curso”, garante a professora Clarice Escott, da Coordenadoria de Avaliação Institucional.

Os instrumentos básicos do ENADE são: a prova, o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova (entregue no dia de realização do exame) e o questionário socioeconômico (enviado pelos Correios pelo INEP).

“Responder às questões com clareza e de forma fidedigna é importante, pois alguns itens do questionário serão considerados para avaliação do curso pelo MEC, o que se torna importante também para o currículo do aluno”, afirma Luciane Viegas.

Estudantes que não receberem o documento pelos Correios ou que esquecerem o documento, devem dirigir-se ao local da prova para realização da mesma.

Por exigência do MEC, o Exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação uma condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Portanto, universitários inscritos no ENADE têm obrigatoriedade de realizar a prova, sob pena de não poderem participar de Cerimônias de Colação de Grau e receber seus certificados e históricos até regularizarem a situação junto ao MEC.

Ingressantes e concluintes

Serão considerados universitários do primeiro ano do curso aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído entre 7 e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo. São classificados como estudantes do último ano aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2009, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo ou todo estudante que se encontre na condição de possível concluinte no ano letivo de 2009.

O aluno que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação. Sendo assim, o Exame é um componente curricular obrigatório.

A regularização se dará no ano seguinte. O estudante será inscrito como irregular, deverá realizar a prova e aguardar que a listagem de estudantes regulares seja publicada pelo INEP para ter sua situação regularizada.

Confira abaixo a lista de alunos do curso de Jornalismo que precisam comparecer para prestar a avaliação do ENADE:

- Alunos ingressantes

- Alunos concluintes

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA