banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Câmara de Vereadores exibe o documentário 'Base'
Câmara de Vereadores exibe o documentário 'Base' Imprimir
Escrito por Manoel Canepa   
Terça, 06 de Outubro de 2009 - 12:30

betorodriguesA partir de uma proposta do vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão temática, no dia 1º de outubro, para discutir o esporte como fator de inclusão social. Entre os participantes, os produtores do documentário ‘BASE’, vencedor no 17º Gramado Cine Vídeo, na categoria de ‘Melhor Vídeo Universitário, escolhido pelo voto popular. O documentário, que conquistou um dos galgos de ouro, foi exibido durante a sessão.

O documentário BASE, produzido por alunos de jornalismo do IPA, conta a história de Juliano, 14 anos, morador do bairro Mathias Velho, em Canoas, que todo o dia se desloca a Porto Alegre para treinar nas categorias de base do Internacional.

Na sessão dedicada ao esporte, o estudante de Jornalismo, Luiz Alberto Rodrigues, diretor do documentário, falou sobre o trabalho produzido em equipe. Para ele, “O documentário caiu como uma luva na matéria em discussão. A plenária ficou sensibilizada com o trabalho que foi elogiado por todos os vereadores que ocuparam a tribuna”.

Os vereadores Tarciso Flecha Negra (PDT), ex-jogador do Grêmio, Haroldo de Souza (PMDB) e Paulinho Rubem Berta (PPS) foram alguns dos presentes que se manifestaram, elogiando a obra.

Para Beto, como é conhecido o estudante, o documentário atingiu o seu objetivo primordial: chamar a atenção das pessoas para os cuidados que se deve ter com as crianças, incluindo os pais ou responsáveis. “O assunto é delicado, pois na maioria dos casos, a escola fica em segundo plano”, completou.

baseO professor Léo Nuñez, que coordenou o trabalho, considera que o documentário pode incentivar atletas a se empenharem nos treinos e a não desistirem dos seus objetivos de profissionalização. A busca por um “lugar ao sol" exige muito preparo na disputa com os demais jogadores concorrentes. Segundo levantamentos recentes, menos de um por cento desse contingente fará parte do seleto grupo dos ricos e famosos, conta Beto.

Além da relevância social, Nuñez vê que esse evento também foi muito importante para o IPA, que, segundo ele, possui diversos programas voltados para ações sociais. “O IPA faz um ótimo trabalho de resgate de cidadania com as cátedras e com os trabalhos de extensão, voltados para o social. E está sendo reconhecido por isto”, comentou.

O vereador Paulinho acredita que o esporte seja umas das principais ações sociais, inclusive como grande responsável por livrar os jovens das drogas e da criminalidade: “O esporte é uma arma muito poderosa. Temos que usar essa arma para que a gurizada tenha uma perspectiva melhor na vida”, concluiu.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA