Para quem ainda não sabe, já está no ar a Rádio IPA. Disponível 24 horas por dia – ainda que em fase experimental – encontra-se disponível online, aqui no site do Universo IPA.
O projeto do mais recente veículo do curso de Jornalismo teve início quando o Laboratório de Rádio ficou pronto, nas dependências do campus central do Centro Universitário, em 2005, mas as experiências para colocá-la no ar começaram em 2007.
Der acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo do IPA, Mariceia Benetti, a rádio é uma forma de divulgar a prática pedagógica oferecida aos alunos: "É um grande meio de colocar o acadêmico na 'vida real' do rádio, colocar 'a mão na massa', levar a nossa produção para fora do Centro Universtiário". Da mesma ideia partilha o professor Militão Ricardo, o principal idealizador da rádio. Ele complementa dizendo que, mais do que apresentar a vivência do rádio para os alunos, o projeto também é uma forma de divulgar a instituição, pois é mais um meio de visualização do curso.
No processo de criação da rádio, o principal obstáculo encontrado foi em relação à técnica. Militão diz que conseguir a configuração técnica correta foi o que existiu de mais difícil, mas ainda assim se mostra muito entusiasmado com o futuro: "No dia em que tivermos o servidor lotado, vou soltar foguetes!". O professor ainda revela os planos: "nossas metas incluem colocar uma programação jornalística no ar, tornar a rádio conhecida e também trabalhar projetos de boa qualidade envolvendo alunos e professores da instituição".
O desenvolvimento da ideia ainda teve outros nomes importantes na caminhada desse projeto: os professores Paulo Finger e Lisete Ghiggi, assim como os operadores de áudio, Leandro Nunes, Rodrigo Gil e o programador Carlos Tiburski.Ao fazer referência à equipe, Militão ressalta que "Todos os professores de rádio e os técnicos sempre foram muito entusiasmados, e ainda sempre tivemos o apoio de toda a coordenação".
Na Agência Experimental de Jornalismo (AJor), o responsável técnico pelo site 'Universo IPA', Tiburski, preparou a interface web para rodar no site, prevendo o sinal aberto para todos os usuários da plataforma Windows e Mac para escutarem a Rádio IPA.
Não são apenas os profissionais envolvidos na rádio que se mostram contentes com o que foi alcançado até agora. Os estudantes também transparecem entusiasmo. O acadêmico Luan Pires, que cursa o terceiro semestre de Jornalismo, apóia completamente a ideia. "Uma rádio online é o símbolo da integração escola, aluno e comunidade. É um meio de dar voz aos estudantes, deixá-los construir seus projetos de forma criativa". Luan, que agora participa da vivência com a rádio, pois está no 3º semestre, totalmente direcionado para o rádio, também elogia o que foi alcançado até agora: "É um trabalho sério e bem feio e é positivo tanto para instituição quanto para alunos e para o público ouvinte".
Mesmo que em caráter experimental, a rádio já desperta esperança em todos os envolvidos. Para Mariceia Benetti, "A nossa expectativa é que a rádio fique no ar o maior tempo possível e que ela possa ser, realmente, uma rádio, em web, de referência acadêmica, onde a marca do jornalismo do IPA seja encontrada e identificada".
Em poucos dias, a Rádio IPA terá uma grade de programação que deverá contemplar o aluno do jornalismo ipaense e a comunidade. Estarão no ar os programas produzidos e já apresentados por alunos, como o Pah e Bola, Relaxation (em nova fase), além das reportagens temáticas que integram a disciplina de Projeto Experimental III, já apresentadas nos diferentes semestres de rádio do curso. No final da tarde, sob a coordenação da AJor, um noticiário mostrará o que acontece no Campus IPA, em Porto Alegre, no Brasil e no mundo.
E você? Vai fazer parte dessa jornada também?
PARA OUVIR A RÁDIO IPA
Basta acessar o portal do Universo IPA e, automaticamente, a rádio já vai ser carregada junto com a página. Você poderá ouvir se tiver os programas Windows Media Player, iTunes ou Winamp instalado em seu computador.
|
|