Capa Memória Coberturas Especiais Sidney Rezende abre o Congresso Estadual de Jornalistas
Sidney Rezende abre o Congresso Estadual de Jornalistas Imprimir
Escrito por Rafaela Hygertt
Quarta, 19 de Maio de 2010 - 22:15

encontro-jornalistasComo podemos ter um jornalismo mais ético é cidadão? Quais os caminhos a seguir na luta pela regulamentação da profissão? Esses foram os principais questionamentos do 34° Congresso Estadual de Jornalistas do Rio Grande do Sul.

Apesar da pouca participação de profissionais e estudantes de Comunicação, o encontro serviu para que a categoria mais uma vez se mobilizasse contra a decisão do Supremo Tribunal Federal.

O evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado, aconteceu em Novo Hamburgo, nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Eventos da FENAC. O tema do debate foi "O Jornalismo em defesa da sociedade e a defesa da profissão". os prefeitos das cidades de Porto Alegre, José Fortunatti e de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann estiveram presentes na abertura das atividades e prometeram apoiar a classe na luta pela volta do diploma. "Quando lutamos pela formação lutamos por informação de qualidade", exclamou o prefeito de Novo Hamburgo.

O Jornalista Sidney Rezende foi o responsável pela palestra de abertura do Congresso, cujo enfoque foi o jornalismo atual e as novas mídias.  Rezende é um jornalista experiente, autor de livros como 'Ideário de Glauber Rocha' e 'Deve ser bom ser você'. Ex-repórter da Rádio CBN, atualmente percorre o Brasil  realizando palestras e conferêcias. Além de trabalhar no G1, mantém um site pessoal onde apresenta informações variadas, isto é, dispõe de diversas editorias.

"Este é um caminho sem volta. Costumo dizer que vivemos a época do Matrix e do The Flash. A informação é assimétrica, se cruza a todo o momento, vem de várias fontes e acontece numa velocidade incrível. Precisamos entender e aceitar esta transformação. Hoje existem tecnologias que transportam conhecimento, produtos e serviços", afirmou o jornalista ao caracterizar a era em que vivemos.

Há também outras constatações quando o tema é o atual mundo da comunicação. Para ele, "O jornalista está mudando. Estamos deixando o jornalismo tradicional para nos tornarmos um homem, uma mulher de comunicação. O profissional multimídia é exemplo disso.", acredita. Mas, com base nestas transformações, ele aponta a necessidade de "criar um sistema de remuneração mais equilibrado".

O palestrante fez uma crítica ao comunicador que não dá  ouvidos à sociedade como deveria. E ressalta: "Precisamos ser mais humildes, somos profundamente arrogantes." Como professor no curso de Jornalismo, o conferencista afirmou que prefere dar prioridade à importância da comunicação e o seu papel na sociedade, ao conhecimento técnico.

Experiente na web, o jornalista da Globo ressaltou  que não adianta mentir na internet. "A verdade sempre aparece", garante. "Só se conquista consciências de forma aberta e ética",

Inovação, pró- ativismo e empreendedorismo, são hoje palavras chaves na visão do ex-locutor da rádio CBN. "Nós temos o conformismo como principio.Mas, nós não colocamos oportunidades novas na nossa cabeça", avalia.

Para o presidente do sindicato dos jornalistas profissionais do Rio Grande do Sul, José Nunes, a palestra foi extremamente positiva e relevante. "É um momento não só da categoria, mas também dos estudantes pensarem nosso futuro profissional", assegura.

A diretora do sindicato, Janice Ramos, concorda. "O encontro deu um norte ao estudante de jornalismo, pois engloba tanto o jornalismo tradicional como as novas tecnologias", opina.

Os demais palestrantes que participaram do evento foram unânimes ao destacar a importância da formação acadêmica para o exercício da profissão, contrariando decisão do STF.

O 34° congresso estadual de jornalistas é um evento preparatório para o 34° Congresso Nacional da categoria, que acontece em Porto Alegre de 18 a 22 de agosto. Para obter maiores informações e realizar a inscrição basta acessar o site: www.jornalistas-rs.org.br.