Capa Memória Coberturas Especiais Feira dos países Latino Americanos
Escrito por Vanessa Cutruneo
Quarta, 30 de Junho de 2010 - 16:16

feira08

Nesta última quinta-feira, dia 24, aconteceu no Campus Central do IPA a Feira dos Países Latino Americanos, que integra a disciplina 'Cultura Latino Americana e Identidade', do curso de Turismo.

Além de ser uma das avaliações da disciplina, a proposta da atividade foi apresentar para a comunidade acadêmica o que os alunos do curso aprenderam em sala de aula. O objetivo foi despertar o estudante para a pesquisa, aprofundando conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre todos os países que compõem a América Latina. Os alunos foram desafiados a apresentaram um roteiro turístico alternativo, ou seja, não conhecido, e pratos típicos da gastronomia dos países apresentados por cada grupo.

A feira chamou a atenção de quem passava pelo Prédio C. Os estudantes estavam vestidos com roupas típicas, deram explicações e ofereceram alimentos que são tradicionais de cada região. Quem passou por lá, aprendeu um pouco sobre cada país e sobre a diversidade cultural que cada um trás. Também pôde degustar os nachos e a salsa Mexicana, os pastéis andinos da Venezuela e o bolo de coco das Bahamas.

O estudante Tiago Fichtner, que estava apresentando na feira, confessa não ter imaginado o quanto seria legal, e muito menos que haveria tanta interação com as pessoas de outros cursos. Segundo ele, todos queriam saber mais sobre os países e provar a culinária apresentada. O estudante ressaltou que "a ideia da feira foi muito bacana, pois dessa forma, torna-se mais dinâmica a aprendizagem e bem mais fácil de se adquirir o conhecimento".

A professora Ana Paula Megiolaro, responsável pela Feira, ressaltou o sucesso da atividade e disse que se surpreendeu com o trabalho de estudantes de primeiro semestre. "São momentos assim que fazem a diferença", afirmou. Depois de estudar teoria na sala de aula, os estudantes puderam vivenciar algo na prática, apresentando parte do que aprenderam. "Certamente, a maioria deles lembrará para sempre do conteúdo da disciplina, em função da atividade prática", declarou.