Capa Memória Coberturas Especiais Gestão do Sindicato dos Jornalistas do RS é aprovada pela categoria
Gestão do Sindicato dos Jornalistas do RS é aprovada pela categoria Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt
Quinta, 19 de Agosto de 2010 - 07:54

jose-nunesNo último dia 29 de julho, os jornalistas do Rio Grande do Sul elegeram, pela segunda vez, a chapa do presidente José Nunes para liderar o sindicato da categoria no Rio Grande do Sul. Os jornalistas também puderam comemorar o primeiro gaúcho na presidência da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder.

Nunes foi reeleito com 92,44% dos votos. Ao todo, cerca de 331 jornalistas votaram nesta eleição. A posse ocorre no 34º Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece de 18 a 21 de agosto.

Jornalista desde 1995, o atual presidente é formado pela Unisinos. Já trabalhou na Zero Hora, no jornal Pioneiro e no Grupo Sinos. Atualmente está no VS. Sua primeira gestão no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul foi em 2007.

Durante esse período, os jornalistas e o sindicato sofreram um revés com a desregulamentação da categoria. "Não foi negligência, sempre alertamos que isso poderia acontecer", afirma o jornalista. Segundo Nunes, essa foi a principal bandeira da última gestão e continuará sendo nesta.

O presidente se mostra otimista. "Tenho certeza que o Sindicato continuará a realizar tudo o que foi proposto". E como conquista, ressalta a criação do Núcleo de Estudantes de Jornalismo, o NEJ. Nunes garante que é fundamental fazer com que os estudantes entendam a importância da sindicalização e que, "acima de tudo somos uma categoria profissional". E complementa: "Nós jornalistas não nos vemos como trabalhadores".

Com relação aos planos da atual gestão, o presidente destaca a organização de uma grande campanha de sindicalização e a criação de novas delegacias regionais. A sede do Sindicato também deverá ser contemplada com reformas e melhorias.

Em nível nacional, a Federação Nacional dos Jornalistas também já tem alguns projetos delineados. E as suas principais metas são o encaminhamento de um projeto para criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ), a criação de um piso nacional de seis salários mínimos e, é claro, a volta da exigência do diploma para exercer a profissão.

Executiva
Presidente - José Nunes